Goldman Sachs é alvo de ação na Justiça dos EUA, por pagamento de bônus

Investidor institucional entre com ação contra banco afirmando que compensação oferecida a executivos é exagerada

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O banco de investimentos Goldman Sachs está sendo processado nos EUA em decorrência da sua política de remuneração, que inclui bônus elevados para diversos executivos. Segundo o pedido do fundo de previdência dos profissionais de polícia, segurança e bombeiros dos EUA, o banco está pagando “por um desempenho corporativo que não tem relação com as qualificações dos funcionários da empresa.”

O investidor institucional, deste modo, alega que a Goldman Sachs está pagando bônus não apropriados. Segundo dados que constam na própria ação, protocolada na Justiça de Nova York, o banco estaria realizando pagamentos superiores a US$ 22 bilhões a seus funcionários.

O objetivo da ação na Justiça é recuperar bilhões em compensação considerada indevida que já foi ou será paga pela Goldman Sachs.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Críticas

O banco norte-americano tem sido alvo de diversas críticas por anunciar bônus milionários a seus principais executivos, após ter obtido recursos do governo dos EUA no auge da crise em 2008, dentro do programa TARP.

Vale destacar que a instituição já pagou seus débitos junto ao TARP, no valor de US$ 10 bilhões.