Oferecido por

Ferramenta gratuita aponta com um clique os melhores fundos do mercado

Com o “Fundo Melhor que o Meu”, da Comdinheiro, investidor descobre se existe alguma opção que apresenta rentabilidade maior em um universo de 24 mil fundos

MoneyLab

Publicidade

Os comparadores de fundos entregam aos investidores imensas listas, sempre com indicadores de veículos da mesma categoria. Quem pesquisa tem de contar com repertório próprio para comparar de maneira assertiva as opções e chegar à conclusão de qual é a melhor opção.

Para facilitar essa avaliação, a Comdinheiro desenvolveu o “Fundo Melhor que o Meu”, uma solução inédita no mercado. Em poucos segundos, algoritmos exclusivos cruzam dados públicos regularmente ofertados por CVM e Anbima, por exemplo, e análises financeiras avançadas para apresentar outros cinco fundos de mesmo perfil e com desempenhos e retorno superiores, demonstrados em diversos períodos. 

Com a simplicidade de uso como premissa, a ferramenta permite ao investidor descobrir, de forma gratuita, se existe no mercado algum fundo melhor que o pesquisado.  

Para obter essa resposta, o usuário deve indicar o nome ou o CNPJ do fundo a ser checado na plataforma. A análise é feita entre fundos que têm a mesma estratégia. Com um clique, é possível descobrir se existem opções com rentabilidades mais atrativas entre um total de 24 mil fundos de investimento. 

Para chegar às respostas precisas, a plataforma reúne tecnologia com conceitos de finanças indicados por mestres e doutores que formam a equipe da Comdinheiro

“O ‘Fundo Melhor que o Meu’ apresenta tecnologia única capaz de entregar de uma só vez análise e solução. Respondemos ao investidor de maneira direta e simples se existe algum fundo melhor que o dele no mercado”, afirma Filipe Ferreira, diretor da Nelogica, responsável pela Comdinheiro. “Não há outro serviço com tamanha capacidade de processamento de dados e análises financeiras no mercado brasileiro”. 

A avaliação da rentabilidade reflete o período de 12 meses. Em alguns casos, é preciso ficar atento a taxas que o investidor possa ter de pagar, em corretagem, para mudança imediata de aplicação. “Quem, por exemplo, recebe a sugestão de um fundo do gerente do banco pode checar na hora se a opção é realmente a melhor”, diz Ferreira. 

Respostas precisas 

A avaliação dos fundos frente aos outros veículos é feita por meio da comparação da aderência das estratégias – e não pela categoria, como fazem os comparadores. Ou seja, os fundos são comparados com todos os seus semelhantes. Essa diferença parece sutil, mas é essencial para entregar uma resposta assertiva. 

“Se a gente comparar o desempenho de um fundo de ação simplesmente com outros da mesma categoria, desconsideramos alguns multimercados dedicados ao investimento em Bolsa”, aponta Ferreira. “Ou uma pesquisa somente entre fundos de renda fixa não considera multimercados dedicados a títulos de crédito privado. Programamos o algoritmo para fugir de ciladas com essas”, destaca Ferreira. 

Tecnologia inovadora 

Para chegar às respostas precisas, a plataforma reúne tecnologia com conceitos de finanças indicados por mestres e doutores que formam a equipe da Comdinheiro. Trata-se de uma fórmula que permite ao investidor unir o conhecimento acadêmico e os principais fundamentos sobre finanças ao dia a dia do mercado financeiro de maneira simples e direta. 

A plataforma recebe atualizações constantes para promover melhorias. “A tecnologia é inteligente, vai se aprimorando conforme é utilizada. Nossa equipe já otimizou a pesquisa de fundos de previdência, e agora estudamos maneiras de incluir Fundos Imobiliários na nossa base de dados”, diz Ferreira. 

Rentabilidade líquida 

Em geral, veículos que apresentam a mesma aderência da estratégia performam de maneira muito parecida, conforme mostram os gráficos disponíveis na plataforma. Se destacam aqueles que enfrentam melhor os períodos de turbulência. Para capturar os movimentos mais sutis, o “Fundo Melhor que o Meu” considera o desempenho líquido dos veículos. 

“Dessa maneira, é possível identificar pequenas diferenças de retorno, que por vezes se traduzem em uma taxa de administração menor”, diz Ferreira. “Muitos investidores trocaram todos os fundos da carteira depois de consultar a plataforma”. 

Uso profissional 

A ferramenta também pode ser utilizada pelos assessores de investimento para avaliar o portfólio dos clientes ou para otimizar a recomendação de aportes. As empresas têm, igualmente, a possibilidade de oferecer o acesso à plataforma aos seus clientes. 

“Estudamos maneiras de abrir o uso para empresas parceiras. Dessa maneira, empresas podem colocar a sua marca na plataforma e disseminar ainda mais o acesso aos investidores”, diz Ferreira. 

“Se você conhece alguém que também quer comparar ativos, apresente essa ferramenta”, aconselha o executivo. 

Para utilizar gratuitamente a “Fundo Melhor que o Meu’” basta acessar o site. 

E para conhecer as soluções da Comdinheiro acesse o site da empresa.

Sobre a Comdinheiro 

A Comdinheiro é a plataforma global de informações financeiras adquirida pela Nelogica em 2022. Criada em 2010, é uma ferramenta de inteligência de mercado completa, precisa e segura para a tomada de decisões confiáveis relacionadas ao mercado de ações, fundos, renda fixa e consolidação de ativos. Atende hoje as principais instituições financeiras do Brasil, entre bancos, corretoras, gestoras e órgãos reguladores e autorreguladores, como CVM, Anbima e B3.   

Sobre a Nelogica 

Fundada em 2003, a Nelogica é a maior provedora de tecnologia para investimentos da América Latina. As soluções são plataformas para análise e negociação eletrônica multiclasse de ativos, como o Profit, líder no mercado de ações no Brasil. Atua ainda provendo produtos e serviços para corretoras e clientes institucionais na linha de Home Broker, Risk Manager e Data Solution. 

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.