Fuga em massa de macacos causa apreensão em cidade da Carolina do Sul

43 fêmeas de macacos rhesus aproveitaram um descuido do zelador do Centro de Pesquisa de Primatas Alpha Genesis, em Yemassee e fugiram para a mata; nenhum animal foi recapturado ainda

Equipe InfoMoney

Macacos rhesus no centro da Alpha Genesis (Foto: Reprodução do Facebook/www.facebook.com/AlphaGenesis/)
Macacos rhesus no centro da Alpha Genesis (Foto: Reprodução do Facebook/www.facebook.com/AlphaGenesis/)

Publicidade

Uma fuga em massa de macacos numa cidade da Carolina do Sul, nos EUA, está há dois dias deixando a população local em pânico, mobilizando as autoridades e atraindo a atenção d e grupos de defesa dos animais.

Segundo relato do The Post and Courier, 43 fêmeas de macacos rhesus aproveitaram um descuido do zelador do Centro de Pesquisa de Primatas Alpha Genesis, em Yemassee, região de Lowcountry, e escaparam para as matas próximas na tarde de quarta-feira (6).

Nenhum dos macacos tinha sido capturado até o meio-dia desta sexta-feira (8), de acordo com uma postagem de mídia social do Departamento de Polícia de Yemassee.

“As observações atuais mostram os primatas explorando a cerca do perímetro da instalação, envolvendo-se com os que ainda estão dentro, arrulhando para eles”, diz o post. “Os primatas estão exibindo um comportamento calmo e brincalhão, o que é uma indicação positiva.”

Embora a maioria dos macacos tenha ficado perto da instalação, os moradores relataram avistamentos a até oito quilômetros de distância nesta manhã.

A Alpha Genesis está liderando o esforço para recapturar os primatas e o departamento de polícia esteja atendendo ligações e repassando avistamentos para a empresa.

Continua depois da publicidade

A fuga também atraiu a atenção dos defensores dos direitos dos animais, que aproveitaram a oportunidade para repreender o Alpha Genesis, que fornece os primatas outros centros de testes médicos e pesquisas.

“A recente fuga de 40 macacos de um centro de pesquisa da Carolina do Sul destaca a necessidade urgente de acabar com o uso de primatas em pesquisas. Esses animais inteligentes e sociais merecem proteção, não exploração”, escreveu Kathleen Conlee, da Humane Society dos Estados Unidos, em um e-mail para o The Post and Courier.

A polícia relata que os macacos não representam uma ameaça ou risco à saúde do público, mas “aconselha fortemente” aos moradores “manter portas e janelas bem fechadas para evitar que os primatas entrem nas casas”.

Continua depois da publicidade

A recomendação é que qualquer pessoa que encontrar os primatas, ligue para a emergência (911), em vez de tentar capturar ou entrar em contato com os animais. “Só não tente levar essas coisas para casa ou acariciá-las”, disse o chefe de polícia de Yemassee, Gregory Alexander. “Estamos recebendo muito disso em nossas mídias sociais. (Levá-los) é um crime porque eles não pertencem a você.”

Tópicos relacionados