França pode emitir novos bônus de 30 anos nas próximas semanas

Agência que gerencia dívida revela que novos papéis pré-fixados e corrigidos pela inflação devem chegar ao mercado

Publicidade

SÃO PAULO – O governo francês revelou nesta terça-feira (9) que planeja emitir novos títulos de sua dívida com vencimento em 30 anos e ajustados pela inflação. Até o final do ano, emissões devem atingir € 155 bilhões.

Segundo Philippe Mills, chefe da agência responsável pela gestão da dívida do país, o governo deve emitir um novo título com taxa pré-fixada nas próximas semanas ou meses.

Além disso, Mills afirmou que o governo estuda lançar um título protegido da inflação antes do final deste ano, assim como um novo papel com prazo de 10 anos no mês de julho.

Continua depois da publicidade

Déficit

Para estimular a economia em meio ao crescimento negativo registrado nos últimos quatro trimestres, a França já realizou cortes de impostos e investimentos em cerca de € 30 bilhões desde o início de 2009.

Recentemente, o ministro Eric Woerth, responsável pela gestão do orçamento público, afirmou que o déficit acumulado pelo governo central, autoridades locais e o sistema de proteção social pode ultrapassar as projeções – 5,4% do PIB (produto interno bruto). De acordo com Mills, qualquer elevação do déficit deverá ser financiada por meio de letras do Tesouro.