Facily: startup de compras coletivas é o mais novo unicórnio brasileiro

Companhia anunciou uma extensão de sua rodada Série D no valor de US$ 135 milhões. Inspiração do modelo de negócios está no mercado chinês

Letícia Toledo

Diego Dzodan, cofundador do Facily (Divulgação)

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A empresa de compras coletivas Facily é a mais nova startup brasileira a ser avaliada em mais de US$ 1 bilhão – tornando-se um unicórnio. A companhia anunciou nesta quarta-feira (23) uma extensão de sua rodada Série D no valor de US$ 135 milhões.

O novo valor se soma aos US$ 250 milhões anunciados em novembro e a capação foi liderada pela Goodwater e Propus. O Facily começou há três anos como uma plataforma de social commerce — que permita aos usuários se unirem para fazer grandes pedidos e obter descontos. O modelo de negócios é baseado no e-commerce chinês.

No início de dezembro o Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney — havia noticiado que a startup estava avaliada em US$ 850 milhões e negociava uma nova rodada que a tornaria um unicórnio.

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O Facily cresceu suas vendas em 46 vezes entre janeiro e outubro deste ano. Apenas em outubro, foram mais de 7 milhões de pedidos realizados. De acordo com a empresa, o novo aporte vai reforçar os investimentos já realizados em logística e experiência do cliente, além de sustentar os planos da empresa de expansão em 2022.

“Nossos modelos de comércio eletrônico são inspirados nos americanos ou europeus. Mas os chineses descobriram modelos baseados em inteligência artificial e mensageria. Vimos como o WeChat permitia usar as mensagens entre amigos para fazer pedidos em grupo diretamente com fabricantes. Cortando os estabelecimentos como intermediários, o preço fica muito menor”, disse Diego Dzodan, cofundador do Facily em entrevista ao Do Zero ao Topo sobre a ideia do negócio.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.