Eztec (EZTC3) quer retomar rentabilidade próxima a 20%, diz presidente

Os comentários foram feitos durante teleconferência com analistas nesta sexta-feira

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Eztec (EZTC3) quer voltar a trabalhar com o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) em torno de 20%, afirmou o presidente-executivo da incorporadora, Silvio Ernesto Zarzur, acrescentando que o planejamento para atingir esse patamar é de longo prazo.

“A gente quer voltar a atingir um ROE melhor do que o ROE que nós temos”, afirmou Zarzur durante teleconferência com analistas nesta sexta-feira, após divulgação dos resultados do terceiro trimestre da Eztec na noite da véspera.

O ROE da construtora foi de 7,6% no terceiro trimestre, de 4,1% um ano antes e 5,7% no segundo trimestre. Em termos anualizados, o ROE trimestral encerrou setembro em 11,4%, contra 3,5% um ano antes e 7,7% entre abril e junho deste ano.

“A gente quer atingir (ROE) de 20%, voltar a rodar 20%, que era aquilo que a gente rodava tradicionalmente. Nós temos um plano traçado de longo prazo para atingir isso”, disse Zarzur.

O executivo também afirmou que, apesar dos 150 milhões de reais em dividendos extraordinários anunciados na noite de quinta-feira, a política de pagamento de dividendos da companhia permanece em 25% dos lucros trimestrais.

Segundo ele, os dividendos extras – quase cinco vezes acima do pagamento recorrente para o trimestre – representavam um “excesso de capital” que “pedia para ser distribuído” a fim de a companhia melhorar seu ROE. “O que está certo é os 25%. Daí por diante, a gente não tem nada planejado, a gente analisar a cada período”, afirmou.

Continua depois da publicidade

A Eztec teve lucro líquido de 132,6 milhões de reais no terceiro trimestre, salto de 239% em comparação com o ganho dos meses de julho a setembro de 2023, com a receita líquida do período subindo 90% ano a ano, para 479 milhões de reais.

Na visão de analistas do Itaú BBA, a construtora com foco em médio e alto padrões reportou um desempenho sólido, com lucro acima do consenso, impulsionado por receitas líquidas melhores do que o esperado, decorrentes de um alto volume de vendas.

Na bolsa paulista, as ações da incorporadora disparavam cerca de 10%, melhor desempenho com folga do Ibovespa, que operava em queda de 0,7%.

Continua depois da publicidade

Os resultados da Eztec dão largada à temporada de resultados para as construtoras do Ibovespa, com MRV e Cyrela previstas para divulgar seus balanços em 13 de novembro.

Na bolsa paulista, as ações da incorporadora disparavam cerca de 10%, melhor desempenho com folga do Ibovespa, que operava em queda de 0,6%.