Exportações mundiais de café superam marca de 100 milhões de sacas

Dados foram apresentados pela Organização Internacional do Café

Datagro

Publicidade

Entre outubro de 2016 a julho de 2017 as exportações mundiais de café somaram 100 milhões de sacas de 60kg, representando um acréscimo de 5,7 milhões na comparação com o mesmo período anterior, quando os embarques foram de 96,3 milhões de sacas. Os dados são do Relatório sobre o mercado de Café – Agosto 2017, elaborado pela Organização Internacional do Café (OIC).

Em julho, as exportações globais subiram 11% na comparação com igual período do ano passado. No entanto, o relatório destaca, que entre os principais produtores do grão, o Brasil reduziu suas vendas externas em julho, com queda de 11% no volume Safra reduzida e a taxa de câmbio desfavorável em relação ao dólar norte-americano foram os fatores que impactaram as vendas.

Em relação ao Vietnã, segundo maior produtor e exportador, as vendas ao exterior do mês de julho alcançaram 1,55 milhão de sacas, ou seja, 29,6% a menos que o mês de julho de 2016. Assim, o volume acumulado das exportações vietnamitas, nos dez primeiros meses do ano cafeeiro de 2016/17 – da OIC, ficou 5,4% inferior ao volume do ano passado.

Continua depois da publicidade

Em julho, a Indonésia desbancou a Colômbia ao exportar 1,24 milhão de sacas em julho e se consolidou como terceiro maior produtor e exportador. Esse cenário foi favorecido pelas vendas do café robusta verde, que entre julho/16 e julho/17 tiveram incremento de 115,1%.