Exportações de frango caem em março com Operação Carne Fraca, mas faturamento sobe

Mercados como China e Hong Kong tiveram retração de dois dígitos no volume embarcado

Datagro

Publicidade

As exportações brasileiras de carne de frango registram queda de 4% no volume em março na comparação com o mesmo mês de 2016. Foram 386,4 mil toneladas embarcadas no mês passado, contra 402,9 mil exportadas há um ano, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Por meio de nota, Francisco Turra, presidente da ABPA disse que a queda no volume exportado foi reflexo da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que culminou no embargo de mercados importantes para o produto brasileiro.

“Os embarques de frango in natura para a China, por exemplo, retraíram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Hong Kong importou 12% menos”, explicou Turra.

Continua depois da publicidade

De toda forma, as 386,4 mil toneladas exportadas em março ainda representam o melhor resultado do ano, uma vez que em janeiro os embarques somaram 363,6 mil toneladas e, em fevereiro, 330,2 mil toneladas. No trimestre o saldo foi positivo: 1,079 milhão de toneladas, volume 3,8% superior ao registrado nos três primeiros meses de 2016.

Mesmo com o menor volume, a receita com as exportações foi maior. Com US$ 661,3 milhões, o faturamento subiu 13,6%. Em relação ao primeiro trimestre de 2017, a alta é de 22,8% se comparado com igual período do ano passado.