EUA x Irã, inflação e relatório de emprego: o que acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após apagar a euforia que acompanhava o mercado desde o fim do ano passado, os investidores entraram em clima de cautela diante da tensão criada entre Estados Unidos e Irã, o que deve guiar o humor das bolsas nos próximos dias.

O dólar subiu e as bolsas caíram depois que o presidente Donald Trump autorizou um ataque que matou o chefe da Guarda Revolucionária iraniana, Qassem Soleimani.

Apesar da tensão inicial, o estresse diminuiu, mas os investidores seguirão de olho nas movimentações na região em meio à declarações dos dois governos e a instabilidade no Oriente Médio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no exterior, haverá uma bateria importante de dados nos EUA, com destaque para o relatório de emprego de dezembro, na sexta-feira. Dados compilados pela Bloomberg apontam uma estimativa de criação de 158 mil postos de trabalho, contra dado anterior de 266 mil.

Na China, o PMI Caixin de serviços sai ainda durante este fim de semana e pode movimentar o mercado na segunda-feira. Ainda na semana, os investidores acompanham os números de inflação na quarta-feira.

Agenda doméstica

No Brasil, o principal indicador da próxima semana será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o dado oficial de inflação do País, que sai na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

A agenda ainda conta com outros números de inflação, como o IGP-DI e parciais do IGP-M, IPC-S e IPC-Fipe, que chamam atenção após alguns dados recentes mostrarem uma menor pressão da alta dos alimentados liderada pelo preço da carne.

Completando o calendário de indicadores, a produção industrial brasileira de novembro sai na quinta e pode ajudar a balizar as expectativas de crescimento do País.

Clique aqui para conferir a agenda completa de indicadores.

Continua depois da publicidade

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.