Estímulos podem terminar já em 2014, diz presidente do Fed de San Francisco

John Williams diz que com a economia crescendo acima do esperado, Fed deve continuar reduzindo seus estímulos nos próximos meses; autoridade está longe de aumentar os juros

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se a economia norte-americana seguir avançando de forma mais acentuada em 2014, é possível que o Federal Reserve continue a reduzir seu programa de estímulos nos próximos meses, encerrando o Quantitative Easing III ainda este ano, afirmou o presidente do Fed de San Francisco, John Williams.

Encerrar o programa de compras de títulos “será um importante primeiro passo para trazer a política monetária de volta para seu cenário normal”, afirmou o político. Williams, porém, foi rápido em diminuir as expectativas, ressaltando que é preciso que as condições econômicas nos EUA permaneçam positivas para que isso aconteça. Além disso, ele destacou que o Fed não está próximo de elevar os juros.

Williams tem sido bastante otimista com a economia norte-americana, apontando para uma taxa de crescimento de pelo menos 3% tanto para 2014 quanto para 2015. Além disso, ele destaca que a inflação deve começar a evoluir e segue para superar a meta de 2% do Fed. “Nós não estamos onde a economia deveria estar, mas estamos no caminho para a recuperação, e eu vejo as coisas melhorando durante este ano”, concluiu Williams.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.