Especial “Vale +200%”: por que a ação subiu tanto – e por que pode subir ainda mais

Comprar ou Vender desta terça-feira falou sobre o momento atual da Vale na Bolsa e sobre o que fazer com o papel daqui para frente

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de 150% de alta na Bolsa em apenas 5 meses. Não, não estamos falando de uma small cap extremamente especulativa, mas sim de uma das maiores e mais populares empresas da Bovespa: a Vale (VALE3, VALE5). Em um movimento inesperado e fulminante, a valorização da mineradora pegou muita gente desprevenida, e obviamente esse pessoal acabou ficando de fora dessa “festa”.

Agora, o dilema que todo investidor – seja um pequeno ou um grande gestor de fundos – tem vivido é: compro as ações de um setor complicado de prever e que já está extremamente esticado na Bolsa para tentar surfar uma parte deste rali? Ou sigo minhas convicções fundamentalistas e fico de fora do papel, esperando uma correção mais significativa para comprar VALE5 ou, quem sabe até, montar uma “short position” (operação de venda a descoberto, na qual você lucra com a queda da ação)? Este dilema é o tema do Comprar ou Vender desta terça-feira (14), que recebeu Adeodato Volpi Netto, analista com quase 20 anos de atuação no mercado e atualmente chefe de análise da Eleven Financial.

No primeiro bloco, Netto explicou bem detalhadamente tudo que explica o rali da Vale desde 2016 e por que segue confortável para que a mineradora continue indo bem. “Quem aperta o botão pra operar vendido vai continuar perdendo o dedo”, brinca o analista, sobre a quantidade de traders que tem buscado na forte alta de VALE5 uma operação de venda a descoberto pra ganhar numa eventual queda do papel.

Continua depois da publicidade

No segundo bloco, ele conclui a pergunta principal: vale a pena comprar ou vender as ações da Vale?

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers