Empossada, presidente da Petrobras convoca coletiva para esta segunda às 18h

A coletiva acontece no mesmo dia em que a executiva terá sua primeira reunião de diretoria

Equipe InfoMoney

Magda Chambriard (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Publicidade

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, realiza nesta segunda-feira, 27, após o fechamento do mercado, às 18h, a sua primeira entrevista coletiva no cargo. O anúncio aconteceu na sexta, mesmo dia em que a executiva foi eleita pelo conselho de administração da companhia.

Magda terá mais cedo, no mesmo dia, a sua primeira reunião de diretoria. Até o momento, apenas o diretor Financeiro e de Relações com os Investidores, Sergio Caetano Leite, teve que deixar o cargo após a demissão de Jean Paul Prates, há uma semana.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Especula-se que Carlos Travassos, de Engenharia, Tecnologia e Inovação, seria um dos próximos a deixar a cadeira. Já Maurício Tolmasquim anda em alta na bolsa de apostas para permanecer na diretoria de Sustentabilidade e Transição Energética.

Quem é Magda Chambriard

Mestre em engenharia química e engenheira civil pela UFRJ (1979), com especialização em produção de petróleo e gás, ela será a segunda mulher no cargo de CEO da Petrobras. Antes, Maria das Graças Foster foi presidente durante a gestão de Dilma Rousseff.

Chambriard recebeu de Lula a missão de acelerar investimentos no comando da estatal, para que a petroleira seja a principal indutora de emprego e renda no país.

Continua depois da publicidade

Na última década, a rotatividade de executivos na presidência da Petrobras foi alta. Ela será a décima presidente desde 2012, um período marcado pelo escândalo da operação Lava Jato, que envolveu a petroleira. Boa parte dos executivos foi retirada do cargo após descontentamento sobre a política de preços de combustíveis, especialmente na gestão de Jair Bolsonaro.

Na última terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que, sob a gestão da nova presidente, a Petrobras deverá cumprir seu plano de investimentos sem surpresas ao investidor, mas também terá a missão de impulsionar a economia do Brasil.

(Com informações de Estadão Conteúdo e e Reuters)