Eletrobras busca diversificação com estudos em bacias de gás natural

Estatal classifica projeto como em fase preliminar, mas já está procura empresas para avaliar potencial de 3 bacias

Publicidade

SÃO PAULO – Buscando diversificar sua matriz energética, a Eletrobras (ELET3,ELET6) confirmou que está prospectando pela primeira vez campos de gás natural em comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (1).

Em resposta a uma reportagem do Canal Energia, a nota assinada por Armando Casado de Araújo, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da estatal, informa que a companhia “desenvolve rotineiramente estudos de viabilidade de novas fontes de geração de energia” e que o referido projeto encontra-se ainda em fase preliminar e sem “nenhuma perpesctiva quanto à sua realização”.

Segundo a reportagem, a Eletrobras já inclusive publicou o edital para licitar pesquisas em blocos na bacias do Parnaíba, São Francisco e Solimões sob controle da Petra Energia. O documento estabeleceria que a companhia vencedora terá que “fornecer um resumo dos recursos de hidrocarbonetos prospectivos e dos potenciais associados aos prospectos e acumulações controladas, e parcialmente controladas pela Petra Energia.

Continua depois da publicidade

Projeta-se que o gás extraído da região abasteceria o futuro Complexo de Geração Térmica do Parnaíba, que já possui licença prévia e deverá gerar inicialmente 1.863 megawatts de potência.

Petra não é a única na região
A bacia do Parnaíba tem seu controle divido entre Petra Energia e OGX Maranhão, com participação de 30% e 70%, respectivamente. Já no caso da bacia do Solimões, a Petra está associada à petrolífera HRT, enquanto no caso da bacia do São Francisco, a Petra não possui sociedade com qualquer outra empresa.