Dona da Usiminas fecha compra da CSA por 1,5 bilhão de euros

A CSA vai ceder para a Ternium um acordo de fornecimento de 2 milhões de toneladas de placas por ano para a antiga planta de laminação da Thyssenkrupp em Calvert, no Alabama

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A siderúrgica Ternium (uma das donas da Usiminas) informou na noite de terça-feira (21) que assinou acordo para comprar 100% de participação da Thyssenkrupp na CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), numa operação avaliada em 1,5 bilhão de euros.

“Com a venda da CSA, nos separamos definitivamente da Steel Americas. Isso é um marco importante no redirecionamento da thyssenkrupp para um grupo industrial forte”, disse o CEO da thyssenkrupp AG, Heinrich Hiesinger, em comunicado. “Dessa forma, mais de 75% do volume de vendas será gerado com os nossos negócios rentáveis de bens de capital e serviços”.

De acordo com o comunicado, a CSA vai ceder para a Ternium um acordo de fornecimento de 2 milhões de toneladas de placas por ano para a antiga planta de laminação da Thyssenkrupp em Calvert, no Alabama, EUA.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Ternium afirmou que o valor da operação tomou como base dados de setembro do ano passado, que inclui dívida de 300 milhões de euros da CSA com o BNDES. A Ternium espera desembolsar 1,26 bilhão de euros na transação, tomando para isso empréstimo bancário.

Com a conclusão da transação, a thyssenkrupp terá um ingresso significativo de recursos, reduzindo consideravelmente sua dívida financeira líquida. Embora com a venda seja necessária uma baixa contábil de 0,9 bilhão de euros, o “gearing” total, ou seja, a relação entre a dívida financeira líquida e o capital próprio, vai melhorar com a conclusão da transação, segundo nota da empresa.

A venda ainda aguarda a aprovação das autoridades de concorrência competentes. Ambas as partes pretendem concluir a transação até ao dia 30 de setembro de 2017. Os resultados da CSA serão consolidados pela Ternium a partir do terceiro trimestre deste ano, segundo o comunicado.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.