Dentre os bancos médios, ABC Brasil é a ação predileta da Ágora Corretora

Corretora se mostra preocupada com qualidade do crédito e revisou suas estimativas para o setor de bancos médios

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – Preocupada com a qualidade do crédito, a Ágora Corretora revisou suas estimativas para ações de bancos médios, elegendo o ABC Brasil (ABCB4) como sua preferência no setor e possui, junto com as ações do BicBanco (BICB4) a recomendação de compra. Já os papéis do Daycoval (DAYC4) e Sofisa (SFSA4) possuem recomendação neutra.

Em relatório, o analista Aloisio Villeth Lemos afirma que a contínua deterioração dos indicadores de qualidade de crédito até setembro de 2012 resultou em aumento das despesas com provisões para perdas nas quatro instituições. Além disso, ele diminuiu as expectativas para o crescimento da carteira de crédito no primeiro trimestre deste ano, “já que os bancos médios não estão muito otimistas em relação à recuperação da economia nacional no início de 2013”.

Compra para ABC e BicBanco…
Mesmo assim, o analista da Ágora acredita que os múltiplos do ABC Brasil ainda estão atrativos, o que justifica sua aposta nas ações do banco, apesar da expectativa de um resultado ainda penalizado para o quarto trimestre. “Vemos possibilidade futura de melhora gradual nos indicadores de eficiência e margem financeira da empresa”, diz o analista.

Continua depois da publicidade

Os múltiplos atrativos do BicBanco também são citados pela corretora em sua recomendação. “Acreditamos que o resultado do quarto trimestre continuará comprimido, sofrendo os efeitos de possuir excesso de liquidez e altas despesas com provisões de perdas, mas visualizamos uma recuperação substancial da empresa no segundo semestre”, diz Lemos.

…neutro para Daycoval e Sofisa
Por outro lado, a percepção mais cautelosa da corretora em relação à qualidade do crédito mantém sua recomendação neutra para os ativos DAYC4. “Além disso, em comparação com seus pares, a Daycoval nos parece supervalorizada”, comenta.

Por fim, a recomendação neutra dada às ações da Sofisa refletem o momento de transição pelo qual o banco passa, com a empresa dependendo de crescimento da sua carteira crédito para maior nível de alavancagem e melhor rentabilidade. “no entento, a política mais conservadora de originação do crédito pode adiar ainda mais essa alavancagem”, finalizou Lemos.