Das empresas com melhores ROEs da Bolsa, 4 têm retorno acima de 50%; veja o ranking

Levantamento da consultoria Economatica mostra o setor elétrico com maior número de representantes entre as companhias com melhor ROE no terceiro trimestre

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na noite de segunda-feira (16) foi encerrada oficialmente a temporada de resultados do terceiro trimestre. Com isso, é possível realizar algumas análises sobre os números apresentados pelas companhias e a consultoria Economatica fez um levantamento dos melhores ROEs (Retorno Sobre Patrimônio Líquido, da sigla em inglês) das 64 empresas listadas no Ibovespa.

Deste total, apenas quatro conseguiram terminar o período entre julho e setembro com um retorno acima de 50%, com a Natura (NATU3) registrando o melhor resultado, de 65,02%. Na sequência aparecem Braskem (BRKM5), BB Seguridade (BBSE3) e Cielo (CIEL3), com 59,31%, 55,92% e 51,77%, respectivamente.

Apesar de não aparecer entre as primeiras posições, o setor elétrico foi o que teve mais representantes na lista da consultoria, com quatro empresas. Entre os bancos, Itaú Unibanco (ITUB4), com 23,73%, e Banco do Brasil (BBAS3), com 20,15%, foram os únicos do setor a aparecerem na lista de 20 empresas.

Continua depois da publicidade

A ROE é um indicador financeiro que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

Confira abaixo a lista completa:

ROE 3º trimestre 2015

Obs: O ROE foi calculado pela Economatica utilizando a seguinte fórmula: lucro líquido do acumulado de 12 meses / ((Patrimônio líquido ano1 + Patrimônio líquido ano2)/2).

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.