Conclusão do acordo com UE depende de oferta do bloco europeu, diz ministro

Avanço do acordo depende da oferta de acesso da UE para produtos como carne bovina, açúcar e etanol

Datagro

Publicidade

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, disse nesta quinta-feira (20), em Mendoza, na Argentina, que a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia depende da apresentação “tempestiva” do bloco europeu da sua oferta de acesso a mercados, sobretudo dos produtos chamados ‘supersensíveis’ e de interesse central exportador para o Mercosul. Pereira representou o governo brasileiro na 50ª Reunião Ordinária do Conselho de Mercado Comum.

O ministro tem afirmado no último ano que o Mercosul tem todo interesse em concluir as bases políticas do acordo até o fim de 2017, porém, isto depende da oferta de acesso da UE para produtos como carne bovina, açúcar e etanol. 

“O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia é emblemático dessa nova prioridade e dessa nova postura de nosso bloco. A data de conclusão do acordo, sugerido pela parte europeia para o final deste ano, é viável, mas dependerá da capacidade de a Comissão Europeia apresentar tempestivamente e negociar sua oferta de acesso a mercados, sobretudo dos produtos chamados “supersensíveis” e de interesse central exportador para o Mercosul”, disse Pereira. 

Continua depois da publicidade