Com mudanças no MSCI, US$ 200 milhões deverão deixar a Bovespa amanhã

Nova carteira do índice, que serve de referência para muitos fundos estrangeiros, trará exclusão das ações da Bradespar, Eletrobras ON e Gerdau Metalúrgica

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O pregão da próxima sexta-feira (28) promete ser bastante movimentado. Ocorrerá amanhã o rebalanceamento semianual do MSCI (Morgan Stanley Capital International), índice que serve como referência para muitos fundos estrangeiros. A nova carteira do MSCI Brazil, já antecipada na metade de maio, excluirá as ações da Bradespar PN (BRAP4), Eletrobras ON (ELET3) e Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4).  

A expectativa do Credit Suisse é que a Bovespa registre um saída de US$ 200 milhões com o rebalanceamento do MSCI devendo trazer diminuição de peso para o Brasil. Ou seja, a palavra de ordem amanhã será volatilidade. 

No dia em que o MSCI antecipou sua nova carteira, 13 de maio, os papéis da Bradespar, Eletrobras ON e Gerdau Metalúrgica desabaram na Bolsa. As quedas naquele pregão foram de 4,08%, 8,9% e 6,09%, respectivamente. 

Continua depois da publicidade

Mas a nova carteira não trará somente exclusões. Outros papéis terão suas participações elevadas, mas, segundo estimativas do Credit, não trarão um fluxo tão expressivo. Os ajustes serão feitos sobre as ações da Klabin (KLBN11), Pão de Açúcar (PCAR4), Suzano (SUZB5), Cetip (CTIP3), Oi (OIBR4) e Qualicorp (QUAL3).