Com antiga política de dividendos, Citi teria sucesso em teste de estresse do Fed

Banco alcançaria o quociente 5,9% na avaliação, acima do exigido; Citi deve submeter ao Fed um novo plano de capital revisado

SÃO PAULO – Após o Federal Reserve elencar o Citigroup entre as quatro instituições financeiras que falharam em um teste de estresse divulgado na última terça-feira (13), o banco esclareceu que tal resultado só faz sentido se for levada em conta a nova política de dividendos do banco. “O Citi excedeu as exigências do teste de estresse sem as ações de capital propostas pelo banco”, comunicou o banco norte-americano nesta quarta-feira (14).

O teste de estresse, que levava em conta um cenário de intensa recessão, com 13% de taxa de desemprego, 50% de queda de valor no mercado de capitais e 21% de baixa nos preços de residências, projetou que o Citi ficaria com quociente de capital Principal Tier 1 em 4,9%, 0,1 ponto percentual abaixo do benchmark exigido de 5%, com a utilização desta nova política. Levando em conta a antiga, que o Citi declarou pretender utilizar, esse quociente alcança 5,9%, ou seja, acima do exigido.

“O Fed declarou não ter objeções à manutenção dos níveis de dividendos existentes em nossas ações preferenciais e ordinárias, e planejamos fazer isso, submentendo à aprovação do Conselho de Administração a cada trimestre”, afirmou o banco. Além disso, a autoridade monetária dos Estados Unidos não se opõe ao resgate de determinadas de séries de títulos preferenciais em circulação.

Agora, o Citi deve submeter ao Fed um novo plano de capital revisado. “Planejamos nos aproximar ainda mais do Fed, para compreender os novos modelos de perda de estresse da entidade. Acreditamos que uma maior transparência nesse processo será de grande utilidade para todas as instituições bancárias e seus acionistas”, disse o Citi em nota.

O banco norte-americano possui, com base em dados do fim de 2011, um quociente de capital Principal Tier 1 em 11,8% e registrou oito trimestres consecutivos de lucro líquido positovo. Além disso, a Citi Holdings representa somente 12% do total de ativos.