Clima seco contribui com avanço da colheita de soja no RS

A colheita atingiu 20% da área plantada nesta safra; na cultura do milho, a área colhida chega a 63%, com rendimento acima da expectativa inicial

Datagro

Preços da soja e derivados foram alguns dos responsáveis pela alta do IGP-M em abril (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O clima mais seco nas últimas semanas aliado à baixa umidade do ar acelerou a maturação da soja no Rio Grande do Sul. Com isso, a colheita atingiu 20% da área plantada nesta safra. Segundo informações da Emater-RS, a produtividade das lavouras gira em torno de 3 mil kg/ha.

A Emater avalia que a colheita pode acelerar ainda mais, uma vez que 40% da área plantada com a oleaginosa está em fase de maturação. Algumas lavouras registram a ocorrência de doenças como a ferrugem asiática. Outras apresentam indícios de percevejos e ácaros, que sugere gastos com defensivos.

Na cultura do milho, a área colhida chega a 63%, com rendimento acima da expectativa inicial. Na avaliação da Emater-RS, o percentual de área colhida nos grãos poderia ser maior não fosse a preferência pela colheita da soja. As lavouras da chamada safrinha estão nas fases de desenvolvimento vegetativo e floração. As condições climáticas para o desenvolvimento da cultura continuam favoráveis, mantendo a expectativa de boa produtividade também para essas lavouras.

Continua depois da publicidade

No feijão, a colheita da primeira safra está próxima do fim. Somente as lavouras dos Campos de Cima da Serra é que estão chegando ao final do ciclo, com boa sanidade e bons rendimentos, chegando à média de 2.400 kg/ha. Na segunda safra, ainda está em implantação cerca de 88% da área estimada para o Estado. A cultura evolui rapidamente, já se aproximando, em algumas regiões, no estágio reprodutivo, entrando em floração e início de formação de grãos.

Também beneficiada pelo clima, a cultura do arroz atinge 27% da área colhida, tendo ainda 32% da área total plantada em condições para tanto. Nas áreas já colhidas, a produtividade tem oscilado entre 7,5 mil e 8 mil quilos por hectare.