Clima atípico de outono pode causar perdas na agricultura

Segundo estimativas da Somar Meteorologia, são esperadas chuvas muito abaixo da média e até mesmo um longo período sem chuvas em parte do Centro-Oeste, interior do Sudeste e Matopiba

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – As condições meteorológicas previstas para o restante do outono devem afetar a produção agrícola em diversas regiões do País. Com o fenômeno El Niño perdendo força, o clima para a atual estação será muito diferente em relação ao observado nos últimos três anos.

Segundo estimativas da Somar Meteorologia, são esperadas chuvas muito abaixo da média e até mesmo um longo período sem chuvas em parte do Centro-Oeste, interior do Sudeste e Matopiba. Sem a atuação do El Niño, as geadas podem acontecer com mais ocorrência no Sudeste e também Centro-Oeste do País. Com isso, o frio deve chegar mais cedo neste ano e também deve ser mais duradouro.

Essas condições climáticas podem prejudicar as culturas do milho safrinha, café, cana-de-açúcar e hortaliças, pois podem ocorrer perdas setorizadas de produtividade. O tempo seco irá favorecer apenas as atividades de colheita, já que foram observadas quebras na produção de milho, soja e algodão, elevando os preços desses produtos, base para rações animais. Assim, o custo para se confinar um animal será bem maior este ano.

Continua depois da publicidade

Na região Sul, a tendência de um clima dentro de sua neutralidade pode favorecer o cultivo das culturas de inverno, como trigo e produção de carne, já que as chuvas regulares e até mesmo acima da média em alguns momentos manterão os solos com bons níveis de umidade.