China restringe regras para empresa privada de educação e cerco ao setor preocupa; Bolsas da região caem forte

Cerco regulatório ao setor é mais recente a uma parte em rápido crescimento da economia chinesa.

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

Publicidade

A China confirmou que tomará medidas drásticas para conter o boom da indústria de tutoria privada pós-escola do país. As restrições, publicadas no fim de semana pela mídia estatal, são o cerco regulatório mais recente a uma parte em rápido crescimento da economia chinesa.

No sábado (24) Pequim divulgou regras que forçariam os serviços de tutoria que ensinam disciplinas escolares aos alunos durante os anos obrigatórios a serem administrados como operações sem fins lucrativos. Além disso, as autoridades chinesas baniram esses serviços de levantamento de capital e propriedade estrangeira e proibiram aulas nos finais de semana e feriados públicos ou escolares.

Os investidores estão cada vez mais preocupados com as perspectivas do setor, à medida que Pequim se empenha em enfrentar os crescentes custos educacionais que ajudaram a impedir que muitas famílias tivessem mais filhos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os movimentos ocorrem após uma repressão em vários setores da indústria de tecnologia da China que abalou empresas como Alibaba e Didi Global.

Em meio a esse cerco, as ações da China e de Hong Kong caíram com força nesta segunda-feira para o nível mais baixo do
ano.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 3,22%, para o menor nível de fechamento desde dezembro, enquanto o índice de Xangai teve queda de 2,34%, em uma mínima de fechamento de mais de dois meses. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, teve fortes perdas, de 4,13%, apagando novamente os ganhos acumulados em 2021.

Continua depois da publicidade

As vendas levaram a ações da Scholar Education Group 1769.HK, listada em Hong Kong, a despencar mais de 45%. As ações em Hong Kong da New Oriental Education & Technology Group Inc caíram mais de 47%. A empresa fornece serviços de tutoria e preparação para testes na China.

Confira o desempenho das bolsas asiáticas:

*Nikkei (Japão), +1,04% (fechado)
*Shanghai SE (China), -2,34% (fechado)
*Hang Seng Index (Hong Kong), -4,13% (fechado)
*Kospi (Coreia do Sul), -0,91% (fechado)

(com Dow Jones, Reuters e Estadão Conteúdo)

Guilherme Benchimol revela os segredos de gestão das maiores empresas do mundo na série gratuita Jornada Rumo ao Topo. Inscreva-se já.