China afirma que agirá contra deslistagem de empresas chinesas da Nyse

A Bolsa de Nova York informou que a China Telecom Corp. Limited, a China Mobile Limited e a China Unicom Hong Kong Limited serão removidas dos pregões

Estadão Conteúdo

(Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério do Comércio da China afirmou que tomará as “medidas necessárias” para assegurar os direitos e interesses das empresas chinesas após três companhias do país serem removidas da Bolsa de Nova York como consequência de uma ordem executiva de Donald Trump, presidente americano.

O Ministério informou que espera trabalhar com os Estados Unidos para criar um ambiente de negócios “justo, estável e previsível”.

Na quinta (31), a New York Stock Exchange (Nyse) informou que a China Telecom Corp. Limited, a China Mobile Limited e a China Unicom Hong Kong Limited serão removidas dos pregões já em 7 de janeiro ou até o próximo dia 11. Segundo a Bolsa, as companhias poderiam apelar a um comitê do conselho da Nyse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A retirada é consequência de uma ordem emitida pela Casa Branca em 12 de novembro que proibiu investimentos em empresas de capital aberto que, segundo o governo americano, seriam controladas pelas Forças Armadas da China. De acordo com o Ministério do Comércio chinês, a medida é abusiva.

“Este abuso da segurança nacional e o uso do poder nacional para suprimir empresas chinesas não está em conformidade com as regras e a lógica de mercado”, afirmou um porta-voz da pasta. “Isso não apenas fere os legítimos direitos e interesses das empresas chinesas, mas também fere os interesses de investidores de todos os países, inclusive dos Estados Unidos.”

O porta-voz afirmou ainda que a medida reduz a confiança de investidores “de todo o mundo” no mercado de capitais americano. Ao mesmo tempo, o representante disse esperar que os dois países encontrem um meio-termo e trabalhem juntos para melhorar o ambiente para empresas e investidores, “trazendo as relações econômicas e comerciais de volta aos trilhos o quanto antes.”

Continua depois da publicidade

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!