CEO do Barclays cede a pressões e apresenta demissão

Banco britânico é alvo de escândalos de manipulação da taxa Libor - referência de juro no mercado interbancário em Londres

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – O CEO do Barclays, Bob Diamond, apresentou nesta terça-feira (3) sua demissão com efeito imediato, na esteira do escândalo de manipulação da taxa Libor, referência de juro no mercado interbancário em Londres.

Surpreendendo o mercado, o banco britânico também anunciou o retorno do presidente, Marcus Agius, o qual havia renunciado na segunda-feira. O executivo permanecerá no cargo até que a busca por um novo CEO seja concluída, de acordo com o Barclays. 

“A busca por um novo executivo-chefe começará imediatamente e levará em conta os candidatos internos e externos”, informou o banco, em comunicado.

Continua depois da publicidade

Desde a semana passada, Diamond estava sob pressão crescente de políticos e acionistas para renunciar depois que o Barclays foi multado em £ 290 milhões por órgãos reguladores do Reino Unidos e dos Estados Unidos, acusado de manipular a taxa Libor e seu equivalente europeu, o Euribor, entre 2005 e 2009.