Fase difícil

CEO da Boeing renuncia cargo em meio à crise do 737 Max; ações sobem mais de 3%

Atual presidente David Calhoun se tornará o novo CEO da fabricante a partir de 13 de janeiro

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Boeing anunciou nesta segunda-feira (23) a renúncia do CEO e diretor do conselho de administração Dennis Muilenburg, em meio ao momento turbulento para a empresa, que luta para recuperar a confiança dos reguladores, clientes e público depois de dois acidentes fatais envolvendo seu avião mais vendido, o 737 Max, e matando todas as 346 pessoas a bordo.

O atual presidente David Calhoun se tornará também o novo CEO da fabricante a partir de 13 de janeiro. Ele continuará sendo membro do conselho.

Greg Smith, diretor financeiro da Boeing, atuará como CEO interino durante esse breve período de transição.

PUBLICIDADE

A posição de diretor do conselho ficará com Lawrence Kellner, e tem efeito imediato.

“O Conselho de Administração decidiu que era necessária uma mudança de liderança para restaurar a confiança na empresa, enquanto trabalha para reparar os relacionamentos com reguladores, clientes e todas as outras partes interessadas”, afirmou a empresa em comunicado.

A empresa vem enfrentando um período bastante difícil depois dos acidentes. Uma série de investigações estão em andamento para entender os motivos das quedas doas aviões.

No início deste mês, a Boeing afirmou que vai suspender a produção do 737 Max no início do próximo ano.

As negociações dos papéis da empresa foram interrompidas no pre-market desta segunda-feira (23) porque a empresa havia dito que faria um anúncio. Mas a notícia foi bem recebida pelo mercado, com as ações subindo 3,65% às 11h38 (horário de Brasília), cotadas a US$ 340,34.

Nos últimos três meses, as ações acumulam queda de 13%.

PUBLICIDADE

“Acredito firmemente no futuro da Boeing e do 737 MAX. Estou honrado em liderar esta grande empresa e os 150.000 funcionários dedicados que estão trabalhando duro para criar o futuro da aviação”, afirmou Calhoun em nota.

Invista seu dinheiro para realizar a viagem dos seus sonhos com segurança. Abra uma conta na XP – é de graça.