Ceo da Ambev (ABEV3) diz “colocar coração e mente” no novo portfólio da empresa e na plataforma B2B

Companhia realizou hoje seu Investors Day e deu mais detalhes dos seus planos para o futuro

Augusto Diniz

(Divulgação/Ambev)

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A Ambev (ABEV3) realizou nesta terça (12) o primeiro dia do seu Investor Day, destacando foco da empresa em aumentar o retorno de capital investido (ROIC, na sigla em inglês) e ampliar a atuação nas plataformas digitais B2B e B2C.

Lucas Lira, CFO da Ambev, explicou que o avanço no ROIC é essencial nas mudanças da empresa que começaram no ano passado, e tem a transformação digital como um dos principais pilares.  

“Como parte de reestruturar nosso desafio financeiro, ficou claro que focando no crescimento Ebitda e margem Ebitda nos tornariam cada vez mais uma organização míope. Nós não conseguiríamos alocar os recursos de forma eficiente ou perderíamos algumas oportunidades consideráveis”, disse Lucas sobre a constatação do cenário da empresa a partir dos anos 2015. 

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“Não é que o crescimento de Ebitda e margem Ebidta não é algo importante – ainda é. Mas fazia mais sentido trazer essas duas métricas de volta para o nosso sistema de gestão financeira, começando com ênfase no retorno do capital investido. Por fim, para tomar decisão que gere criação de valor”, destacou.

Assim, o primeiro passo, de acordo com o executivo, foi aumentar o ROIC. “Em 2021 conseguimos melhorar o giro de ativos. Mas temos muito a fazer”, afirmou.

“Para criar valor de forma consistente, nós acreditamos que precisamos acertar em três aspectos: fortalecer e aumentar nosso core business, principalmente com aumento de receita; escalonar nossas plataformas de tecnologias, alavancando as capacidades do core business e duplicar esforços naquilo que funciona”, analisou.

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Determinação no meio digital

Jean Jereissati, CEO da Ambev, disse que a empresa tem determinação no incremento da plataforma digital B2B, chamada BEES, e da fintech (soluções financeiras aos clientes) BEES Bank – ex-Donus (o nome foi mudado no último dia 30 de março).

“A transformação (tecnológica) está acontecendo”, disse o executivo. A plataforma B2C, Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da Ambev, atendeu mais de 17 milhões de pedidos no 4T21.

O executivo explicou que a partir de 2015 o mercado alterou: “A realidade é que a indústria mudou, consumidores mudaram, oportunidades de M&A não foram tão relevantes e a eficiência operacional foram mais marginais”.

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Ele destacou a necessidade de “profunda conexão com nosso ecossistema para transformar a empresa através da tecnologia”.

Jereissati disse ainda que “o modelo de crescimento faz parte de uma jornada de evolução cultural, mais colaborativo”. E acrescentou: “Só plataforma de bebida não nos representa mais. Gostamos de enxergar mais como plataforma de marcas inspiradoras que conectam pessoas”.

O executivo chegou a dizer que o desenvolvimento do novo portfólio e do BEES “absorvem muito de meu tempo, onde coloco muito de meu coração e minha mente”.

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Desde o ano passado a Ambev tem trabalhado fortemente na diversificação e ampliação do portfólio. Além disso, a plataforma digital BEES de contato com os pontos de venda têm sido essencial, segundo a companhia, para melhorar e avançar no atendimento ao cliente. 

“O Bees ajudou a acelerar o crescimento lucrativo de nosso core business e atender os clientes, trazendo conveniência e melhorando o NPS (Net Promoter Score, métrica de satisfação do cliente)”, disse Lucas Lira. 

“O Bees ampliou nosso alcance de distribuição, não só de bebidas alcoólicas, mas não alcoólicas. Aumentaram muito o número de clientes. O Bees permitiu debloquear novas oportunidades de negócios”, comentou ainda o CFO. 

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Zé Delivery é visto com enorme potencial

O aplicativo Zé Delivery, de entrega direta ao consumidor (DTC), no último trimestre do ano passado, distribuiu 6% do volume de cerveja vendido pela empresa.

O aplicativo de entrega já havia se destacado no balanço da empresa no primeiro ano da pandemia (2020), com o fechamento do comércio por conta das restrições sanitárias.

O modelo de negócios é uma das apostas da empresa nesse ano. O serviço já está em 297 cidades brasileiras. 

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