Vai viajar para o exterior? Saiba quando comprar dólar

O planejador financeiro Caco Santos, da GFAI, participou do programa Câmbio desta semana

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O preço e as oscilações do dólar costumam ser um pesadelo para quem vai viajar para o exterior. Por isso, planejador financeiro Caco Santos, da GFAI, explicou o que é melhor fazer nos casos de viagens internacionais.

“O ideal é deixar tudo planejado antes. Uma das coisas que aprendi em 23 anos de carreira em banco – sendo 17 anos em mesa de derivativos –  é que ninguém sabe para onde vai o câmbio. Os maiores especialistas têm ótimas opiniões, mas saber, ninguém sabe”, disse Santos em entrevista ao programa Câmbio desta semana.

Por isso, ele aconselha que o viajante vá comprando dólares com com antecedência. “Se você tem uma viagem para daqui a 12 meses, em que vai gastar US$ 12 mil, o ideal é guardar US$ 1 mil por mês. Desta maneira, você acaba pegando um preço de câmbio médio. Tentar acertar o melhor preço do dólar normalmente não é uma boa estratégia”, disse o especialista.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em relação a levar dólares ou fazer gastos no cartão de crédito, Santos disse que em termos de planejamento financeiro, levar moeda em espécie pode fazer mais sentido. “Por dois motivos: o primeiro é não ter o risco do câmbio [no tempo entre a compra e o fechamento da fatura do cartão]. E o segundo é você fazer um planejamento de quanto vai gastar, o que ajuda a controlar o ímpeto de gastar muito mais do que o planejado”, destacou.

O programa Câmbio é apresentado semanalmente pelo professor do curso dólar para investidores do InfoMoney, Gustavo Cunha. 

  Assista a entrevista na íntegra clicando no player no início da matéria.