Em mercados / cambio

Especialista em câmbio explica o que levar em conta para comprar ou vender moedas

Segundo Marco Antônio Mecchi, sócio e gestor da MZK Investimentos, existem 3 pontos principais que devem ser avaliados no médio e longo prazo

SÃO PAULO - O programa Câmbio desta semana contou com a participação de Marco Antônio Mecchi, sócio e gestor da MZK Investimentos. O programa é apresentado semanalmente pelo professor do curso dólar para investidores do InfoMoney, Gustavo Cunha. O convidado desta edição explicou, entre outros pontos, os fatores que leva em consideração para decidir pela compra ou venda de moedas.

Segundo Mecchi, existem 3 pontos principais que devem ser avaliados no médio e longo prazo. O primeiro é lembrar que o câmbio é um meio de troca entre dois países. “Por isso você precisa saber o que está acontecendo no outro país. Olhar para a balança comercial entre os dois países – o que o Brasil importa e o que exporta”, disse o especialista.

O segundo ponto é avaliar o diferencial entre as taxas de juros dos dois países. Se a moeda for o dólar, por exemplo, é preciso levar em conta a taxa de juros no Brasil e nos EUA. E por fim, o terceiro ponto é olhar para o delta de crescimento dos países.

“Estes três fatores são de médio e longo prazo. Mas você tem que olhar os fatores de curto prazo também. Por exemplo o preço de commodities e o CDS (Credit Default Swap, espécie de seguro contra calote cujo preço serve de balizamento para medir o risco de crédito do país), disse Mecchi.

 

Contato