Dólar sobe por cautela com Bebianno e reforma da Previdência

Cresce o debate sobre a viabilidade da proposta e o apoio que o governo conseguirá no Congresso para a aprovação de reformas estruturantes

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar opera em alta ante o real nesta segunda-feira (18) em um movimento de cautela dos investidores em meio a ruídos sobre a potencial exoneração do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que pode afetar o ritmo de avanço da tão aguardada reforma da Previdência. 

Às 14h46 (de Brasília), o contrato de dólar futuro com vencimento em março de 2019 tinha alta de 0,90%, cotado a R$ 3,737, e o dólar comercial avançava 0,92%, para R$ 3,736 na venda. Os atritos com Bebianno, que ainda não teve sua exoneração confirmada, pesa sobre o humor dos investidores.

A saída do ministro, por si só, já demonstraria certa fragilidade no governo Bolsonaro, ressaltam os analistas da Rico Investimentos, em relatório, porque o presidente tinha em Bebianno um dos principais articuladores dentro do Congresso. Assim, os analistas monitoram se a crise desencadeada por Bebianno terá efeito positivo, negativo ou neutro no andamento da Reforma da Previdência.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“À primeira vista, vemos a notícia como mais um dos ‘ruídos de curto prazo’ que devem agitar os mercados, por isso mantemos nosso viés bullish (otimista) para o longo prazo. No entanto, acompanharemos bem de perto estes desdobramentos para, se necessário, mudarmos rapidamente de opinião e de posição”, afirmam os analistas Matheus Soares e Thiago Salomão, da Rico.

Há ainda grande expectativa da assinatura da proposta da reforma da Previdência e envio ao Congresso na quarta-feira (20), mesmo dia em que Bolsonaro fará uma coletiva para dar mais detalhes da proposta, que é mais dura que o anteriormente proposta por Michel Temer – o que agradou o mercado financeiro.

Apesar de esse ainda ser ainda o primeiro passo, deve crescer o debate sobre a viabilidade da proposta e o apoio que o governo conseguirá, trazendo muita agitação para o mercado.

Continua depois da publicidade

O jornal O Estado de S. Paulo informou que os líderes de partidos disseram que a reforma encontrará resistência na Câmara dos Deputados e deixaram claro que o governo tem cometido vários erros no
relacionamento com o Congresso. Vários parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estavam apoiando a presença de Bebianno no governo. 

Não espere pelo governo. Abra uma conta de investimentos na XP e garanta sua aposentadoria

Vale lembrar que Bebianno deu a entender, em entrevistas durante o fim de semana, que, se cair, levará mais gente com ele, o que pode aumentar a tensão política em Brasília. 

No lugar de Bebianno, deve assumir general Floriano Peixoto, atual número dois da pasta. “A fritura e a busca por sua vaga têm novamente os militares como protagonistas, na tentativa de isolar Onyx Lorenzoni, conhecido pelo seu ‘trato’ com as pessoas”, afirma Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, em relatório enviado a clientes.

(Com Bloomberg)