Dólar dispara 2,5% e encosta em R$ 2,40 e BC anuncia swap para 2ª

Possível redução do QE3 e falas de minstro da Fazenda, Guido Mantega, influenciaram para forte alta da moeda norte-americana

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – Catapultado por preocupações relacionadas à economia brasileira e ao programa de estímulo dos Estados Unidos, o dólar bateu dois recordes no fechamento desta sexta-feira: teve a maior alta diária ante o real desde o fim de 2011 e encerrou no maior patamar em mais de quatro anos.

Dúvidas sobre a política de intervenção do Banco Central brasileiro no mercado de câmbio também alimentaram a disparada da moeda norte-americana, que chegou a encostar em 2,40 reais perto do final dos negócios.

O dólar subiu 2,46 por cento para 2,3960 reais na venda, maior alta diária desde 23 de novembro de 2011, quando o avanço tinha sido de 2,94 por cento. Além disso, é o maior nível de fechamento para a divisa desde 3 de março de 2009, quando ficou a 2,411 reais. Na máxima do dia, a divisa chegou a 2,3987 reais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Um conjunto de fatores atuou no câmbio. Primeiro, o dólar está forte lá fora por causa expectativa de redução dos estímulos por parte do Fed. Depois, o (ministro da Fazenda, Guido) Mantega estragou ainda mais porque falou que o câmbio mais depreciado é melhor para a indústria e que o patamar do câmbio mudou mesmo”, disse um operador de banco brasileiro.

O dólar ganhava força em grande parte dos mercados globais após dados positivos sobre a economia dos EUA alimentarem expectativas de que o Federal Reserve, banco central do país, diminua seu programa estímulo monetário já em setembro, reduzindo a oferta mundial de dólares.

No Brasil, a alta da divisa dos EUA ganhou ainda mais força devido às preocupações com a fraqueza da economia. Segundo pesquisa Reuters, a fragilidade da economia doméstica faz com que a moeda brasileira seja uma da mais vulneráveis à provável redução do estímulo dos EUA.

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, no entanto, o ministro Mantega procurou dissipar o pessimismo dos investidores, dizendo que o câmbio mais desvalorizado beneficia a indústria brasileira. O ministro reconheceu, no entanto, que a volatilidade das cotações não beneficia a economia e deve ser combatida.

“Temos muitas armas no Brasil para enfrentar uma volatilidade cambial, a primeira delas é que temos reservas muito elevadas e até agora não gastamos um tostão das nossas reservas”, disse o ministro da Fazenda a jornalistas, após encontro com empresários em São Paulo, citando também os leilões de swap cambial feitos pelo Banco Central.

Embora o BC tenha concentrado sua atuação nos mercados de câmbio em ofertas de contratos de swap cambial tradicional, alguns analistas dizem que apenas intervenções no mercado à vista conseguirão segurar o dólar agora.

“As empresas não têm interesse em swap com o dólar neste nível, então quem está comprando os contratos são os especuladores. Além disso, o mercado à vista está sem liquidez. A pressão vem daí”, afirmou o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme. “O BC precisa mudar de estratégia”.

Os swaps vinham atendendo à demanda de empresas que buscavam proteger seus ativos em dólar do esperado fortalecimento da divisa norte-americana. Para Nehme, no entanto, essa operação deixou de ser interessante num momento em que o dólar atinge sucessivas máximas. “Quem já fez (hedge), fez. Quem não fez, prefere ficar nessa taxa”.

DÚVIDAS SOBRE ESTRATÉGIA

O BC atuou em dois momentos nesta sessão. Logo no início do pregão, vendeu um lote total de 20 mil swaps cambiais com vencimento em 1º de abril do ano que vem, iniciando a rolagem de 100.800 contratos que vencem no início de setembro. A operação teve volume financeiro de 989 milhões de dólares, quase um quinto dos 5,04 bilhões de dólares em swaps que vencerão no mês que vem.

No segundo leilão, o BC vendeu 21,6 mil swaps para 1 de novembro de 2013 e 1 de abril de 2014, pouco mais da metade da oferta total de 40 mil contratos. O volume financeiro foi equivalente a 1,076 bilhão de dólares.

Após o fechamento, a autoridade monetária anunciou que fará outro leilão de rolagem de swaps na segunda-feira. Serão ofertados 20 mil contratos com vencimento em 1º de abril de 2014 entre as 10h30 e as 10h40. O resultado será conhecido a partir das 10h50.

Embora analistas tenham destacado que o BC não conseguirá segurar o dólar sem atuar no mercado à vista, a autoridade monetária afirmou em comunicado na quinta-feira que “continuará com sua política de intervenções pontuais no mercado futuro de câmbio”.

A declaração foi interpretada por investidores como um sinal de que, por enquanto, o BC não pretende vender dólares no mercado spot.