Cade aprova compartilhamento das redes 4G entre Tim e Oi no Brasil

Empresas vão diminuir gastos operacionais e ampliar a cobertura e otimizar a prestação de serviços ao consumidor final 

Giovanna Sutto

Loja da Tim no Rio

Publicidade

SÃO PAULO – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadeaprovou, sem restrições, um aditivo ao contrato de compartilhamento de infraestrutura de rede entre Oi e Tim.

A nova parte do acordo, aprovado nesta quarta-feira (7), tem como objetivo a implantação e prestação de serviços de telefonia e banda larga 4G em todo o território nacional.

Denominado “Cessão Recíproca Onerosa de Meios de Rede”, o acordo original já previa o compartilhamento da rede física entre as operadoras (como de torres e outros equipamentos).

Continua depois da publicidade

Com o aditivo, que é o terceiro desde o contrato original, as empresas diminuem gastos operacionais ao mesmo tempo que conseguem ampliar a cobertura e otimizar a prestação de serviços ao consumidor final. 

O contrato original foi aprovado pelo Cade em novembro de 2013. Os outros dois aditivos também foram apreciados e receberam o aval da autarquia.

Segundo João Paulo de Resende, o conselheiro relator da operação, o aditivo aprofunda o grau de cooperação entre as empresas e amplia tanto seu escopo (para diferentes frequências) quanto as localidades que as companhias atuam.

Continua depois da publicidade

Resende explicou que o novo acordo introduz o uso conjunto de radiofrequência e aumenta o número de sítios (localidades onde se encontra a rede física) a serem compartilhados pelas operadoras.

Quer investir seu dinheiro em empresas na Bolsa de Valores? Abra sua conta gratuita na Clear Corretora. 

O relator afirmou ainda que, embora apresente algumas preocupações de concorrência, o acordo traz ganhos de eficiência. “Temos evidências empíricas, fornecidas pela Anatel, apontando que desde que o compartilhamento começou a ser implementado, o custo do minuto de tráfego para o cliente de ambas as empresas tem diminuído”, disse.

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.