Brasil e Argentina devem se unir para liderar o agro no Mercosul, diz Maggi

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diz que Brasil e Argentina são parceiros estratégicos e defende que os dois países liderem as negociações com a União Europeia

Datagro

Publicidade

Durante encontro com Ricardo Buryaile, o ministro de Agroindústria da Argentina, Blairo Maggi, líder da pasta da Agricultura brasileira, disse que os dois países devem se unir para liderar o Mercosul e ampliar o espaço comercial no mundo. Na ocasião, as autoridades também falaram sobre o aumento do comércio entre os dois mercados de produtos como citros, trigo, abacate, ovos férteis, mel, produtos lácteos e biotecnologia.

Brasil busca aproximação com Argentina para ampliar comércio agrícola

Maggi disse, ainda, que Brasil e Argentina são parceiros estratégicos, embora reconheça que existam algumas competições regionais, mas que devem ser tratadas de forma transparente e tranquila. Para o ministro brasileiro, os dois países são grandes exportadores mundiais de alimentos e terão mais força nas negociações internacionais se atuarem de forma conjunta e coordenada.

“Nós (Brasil e Argentina) somos parceiros e podemos andar juntos mundo afora fazendo o enfrentamento no mercado mundial”, afirmou, em nota, Blairo Maggi. Na avaliação do ministro, os dois países devem liderar as negociações entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrastam há anos, sem um avanço concreto.

Continua depois da publicidade

De acordo com o ministro argentino, as questões fitossanitárias entre os dois países devem ser colocadas de forma clara. Ele rejeitou o uso de barreiras sanitárias para impedir a exportação de produtos agropecuários quando a questão é apenas política.

Segundo o Mapa, os dois ministros devem se encontrar mais uma vez ainda este mês. Buryaile vai estar na abertura da Expointer, no próximo dia 29, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul.