BR Distribuidora e Americanas fecham parceria em lojas de conveniência; analistas destacam operação “ganha-ganha”

Ambas terão participações de 50% em um nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias

Equipe InfoMoney

Publicidade

A BR Distribuidora (BRDT3) e a Lojas Americanas (LAME4) anunciaram nesta quinta-feira (25) parceria para a integração das lojas de conveniência BR Mania e Local, que será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pelas duas companhias. Ambas terão participações de 50% na nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.

“Para a criação dessa sociedade, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance”, apontam as companhias em comunicado.

O modelo de operação, por sua vez, prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda. Atualmente a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados, e a Lojas Americanas possui 55 lojas próprias Local.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As companhias apontaram que, com o negócio celebrado entre BR Distribuidora e Americanas, será possível oferecer uma nova proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes das lojas. “A BR Distribuidora e a Americanas têm ativos e competências muito complementares para liderarem um ciclo de forte geração de valor e crescimento no segmento de conveniência e proximidade em lojas de rua”, avaliam.

A formalização da parceria e fechamento da operação depende do cumprimento de condições usuais para transações desta natureza, incluindo a obtenção de autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Os analistas do Credit Suisse e do Bradesco BBI destacaram o negócio como positivo, ainda que o tamanho da operação não seja tão relevante para a BR Distribuidora. Contudo, para o Credit, é uma operação que tem potencial de crescimento no futuro, enquanto o BBI apontou que, qualitativamente, a parceria é importante para o longo prazo, pois diversificará o portfólio da BR para torná-la um negócio mais sustentável para um futuro com menor consumo de combustíveis fósseis.

Continua depois da publicidade

O Morgan Stanley também avalia a transação como positiva para a BR Distribuidora, apontando a oportunidade de geração de valor na operação direta das lojas junto com um parceiro experiente. Já para a Lojas Americanas, a transação aprofunda o foco da empresa no segmento de lojas de conveniência, que os analistas do banco veem como uma área de crescimento.

Em curso gratuito, analista Pamela Semezzato explica como conseguiu extrair da Bolsa em um mês o que ganhava em um ano em seu antigo emprego. Deixe seu e-mail para assistir de graça.