Bons números na economia ajudam e bolsas nos EUA fecham pregão em alta

Mercado refletiu agenda repleta de indicadores, com produção industrial e mercado de trabalho surpreendendo positivamente

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices norte-americanos fecharam o pregão de quinta-feira (1) em alta. O cenário no país segue em recuperação após a passagem da tempestade Sandy, com o número de mortos subindo para 82. Além disso, cerca de 4,7 milhões de casa em 15 estados seguem sem energia.

Com estragos estimados entre US$ 30 e US$ 50 bilhões, a tempestade se tornou um dos eventos climáticos que mais causaram danos à economia na história dos Estados Unidos.Mesmo assim, vários indicadores surpreenderam positivamente os analistas e animaram o mercado nesta sessão, caso da Confiança do Consumidor, que subiu em outubro para sua maior alta em mais de 4 anos.

Entre os índices, destaque para o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechando em alta de 1,44% a 3.020 pontos. Já o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 1,09% atingindo 1.428 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 1,04% chegando a 13.233 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda na agenda, outro dado divulgado foi o do setor industrial, que mostrou alta pra 51,7 pontos em outubro, acima dos 50 pontos que dividem a retração da expansão, além do pedido de auxílio-desemprego, que veio melhor do que o mercado esperava para a semana passada.

Ainda no mercado de trabalho, a quantidade de novos postos de trabalho criados no setor privado norte-americano durante outubro veio acima do que o mercado esperava, segundo dados do ADP Employment Report. O relatório mostra a adição de 158 mil novos empregos nos Estados Unidos, contra expectativa de que fossem criados 143 mil postos. Agora, os investidores aguardam pelos números do Relatório de Emprego, a ser divulgado nesta sexta-feira. 

Auto Sales decepciona em outubro, mas ações sobem
Ainda nesta quinta foi divulgado o Auto Sales, indicador de vendas de automóveis, que ficou bem abaixo das expectativas dos analistas. Porém, as principais companhias do setor apresentaram avanço em suas ações.

Continua depois da publicidade

Após a confirmação da manutenção de seu CEO Alan Mullaly, os papéis da Ford apresentaram alta de 0,81%. Contudo, as vendas da montadora subiram 0,4%, bem abaixo das estimativas que giravam em torno de avanço de 3,5%.

Já a rival General Motors reportou que suas vendas cresceram quase 5%, o maior resultado em meses de outubro desde 2007, com isso suas ações subiram 0,71%. Já a Toyota divulgou que suas vendas cresceram 15,8%, ficando bem abaixo das projeções, que eram de 24,6%, mesmo assim, as ações da empresa avançaram 0,74%.

Entre os destaques, as ações da Pfizer caíram 1,29% após resultados abaixo das projeções. Enquanto isso, outras que reportaram os resultados viram suas ações subirem, como AIG (+0,77%) e Starbucks (+1,57%). 

Continua depois da publicidade

Confira o fechamento dos principais índices acionários norte-americanos:

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 Nasdaq +1,44 3.020 -3,20 +15,93 
 S&P 500 +1,09 1.428 -1,26 +13,52 
 Dow Jones +1,04 13.233 -1,85 +8,31 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.