Bolsas nos EUA fecham em leve alta na véspera da eleição para presidente

Apesar de dados ruins na economia, mercado se mostra apreensivo com resultado da eleição; pesquisa aponta que investidor deve aumentar exposição no mercado acionário caso Mitt Romney vença

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em um dia com o mercado receoso em relação à eleição para presidente, os principais índices norte-americanos fecharam o pregão de segunda-feira (5) em leve alta.

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 0,59% a 3.000 pontos. Já o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,22% atingindo 1.417 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 0,15% chegando a 13.112 pontos.

Eleição dos EUA
Nos EUA, a população decide na próxima terça-feira (6) se dá mais quatro anos de mandato ao atual presidente Barack Obama ou se muda de rumo com o republicado Mitt Romney. Conforme pesquisas da CNN, Washington Post e Wall Street Journal, os candidatos estão empatados com cerca de 49% das intenções de voto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tanto o candidato à reeleição, Barack Obama, quanto seu oponente Mitt Romney, têm acertados os últimos detalhes e corrido pelos votos nos estados mais importantes nos últimos dias. Com a proximidade da eleição, os investidores sem mantém atentos à corrida pelo Congresso, que irá determinar como os Estados Unidos irão lidar com o “fiscal cliff”, ou abismo fiscal.

De acordo com uma pesquisa da gestora BlackRock, caso Barack Obama perca a eleição, os norte-americanos devem aumentar sua exposição ao mercado acionário. 33% dos pesquisados acreditam que os ganhos das ações deve ser superior caso o candidato de oposição, Mitt Romney, ganhe a eleição.

Agenda de indicadores
Entre os indicadores, o ISM (Institute for Supply Management’s) divulgou o indicador de serviços, responsável pela mensuração do nível de atividade não-industrial. De acordo com os números, o setor atingiu um niível de 54,2 em outubro, sendo que valores acima de 50 indicam expansão. A estimativa era de que o indicador chegasse a 55,0, enquanto no mês passado o valor foi de 55,1.

Continua depois da publicidade

Já na China, o PMI (Índice de Gerentes de Compra) do setor de serviços subiu para 55,5 em outubro, ante 53,7 em setembro, conforme dados oficiais. Já o índice medido pelo HSBC desacelerou no período, indo de 54,3 para 53,5. Por sua vez, no Velho Continente, o sentimento do investidor da zona do euro subiu em novembro pelo terceiro mês consecutivo. O índice foi de -22,2 para -18,8 pontos na passagem mensal.

Destaques corporativos
Entre os destaques de alta estão a Apple, que avançou 1,36% após anunciar que vendeu 3 milhões de iPads desde sexta-feira, quando foi lançado seu novo modelo.

No setor financeiro, os papéis do Morgan Stanley caíram 0,17%, após o co-presidente institucional do banco, Paul J. Taubman, comunicar que vai se aposentar no final do ano. Já o banco suíço UBS anunciou troca de gerentes na unidade de investimento da instituição e as ações subiram 0,66%. 

Continua depois da publicidade

Ainda entre as perdas, a Time Warner Cable caiu 6,36% após dados abaixo das projeções. Enquanto empresas como a ConEd e a Exelon, tiveram quedas de 2,03% e 2,32%, respectivamente, mantendo as perdas após a passagem do furacão Sandy.

Confira o fechamento dos principais índices acionários norte-americanos: 

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 Nasdaq +0,59 3.000 -4,35 +15,14 
 S&P 500 +0,22 1.417 -2,99 +12,69 
 Dow Jones +0,15 13.112 -3,66 +7,33 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.