Bolsas internacionais operam mistas a espera de decisão do Fed

Mercados aguardam pela decisão de juros na maior economia do mundo

Felipe Moreira

Publicidade

Os mercados dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira (2), antes do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc, na sigla em inglês) publicar sua decisão sobre os juros americanos.

Às 10h59, Dow Jones caía 0,43%, S&P recuava 0,54% e Nasdaq tinha baixa de 0,57%.

A maioria dos agentes do mercado espera por uma elevação de 0,75 p.p.. Assim, os juros dos EUA passariam a uma faixa entre 3,7% e 4% ao ano. Investidores também aguardam o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Fed, em busca de pistas sobre o ritmo de aperto monetária e saúde da economia americana.

Continua depois da publicidade

Além do Fed, investidores repercutem os dados do setor privado nos EUA, que criou 239 mil vagas de empregos em outubro, acima das 195 mil vagas previstas pelo consenso Refintiv, segundo a pesquisa ADP. A ADP também revisou a geração de empregos em setembro de 208 mil para 192 mil.

Europa

As bolsas da Europa operam sem direção definida nesta quarta-feira, com investidores focados no próximo passo de política monetária do Fed.

O banco central dos EUA deve aumentar as taxas de juros em 75 pontos base hoje, quando sua reunião for concluída.

Continua depois da publicidade

Em indicadores, atividade fabril da Espanha contraiu acentuadamente em outubro, seu quarto mês consecutivo de retração, uma vez que a alta inflação fez com que a produção e os novos pedidos caíssem.

O PMI de manufatura do S&P Global (índice de gerentes de compras) caiu para 44,7, seu nível mais baixo desde maio de 2020.

Ásia

A maioria dos mercados asiáticos fecharam em alta, com exceção do Nikkei, do Japão, com investidores se preparando para outro provável aumento de 75 pontos-base da taxa de juros pelo Fed e rumores de flexibilização das rígidas política de Covid zero da China.

Continua depois da publicidade

O Índice Hang Seng, de Hong Kong, fechou em alta de 2,41%, aos 15.827,17 pontos, após a emissão de um sinal de alerta de ciclone tropical número 8. Isso marcou o segundo dia de ganhos acentuados para o índice.

Já a bolsa de Shanghai, da China, reverteu as perdas e subiu 1,15%, aos 3.003,37 pontos.

Minério de ferro

Os preços do minério de ferro na bolsa de Dalian fecharam novamente em alta, dando continuidade ao movimento de recuperação apresentado véspera após forte perda mensal em outubro. O movimento reflete perspectivas de relaxamento na política de Covid zero da China.

Continua depois da publicidade

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange (DCE) DCIOcv1 fechou em alta de 2,5%, a 628 iuanes (US$ 86,30) a tonelada.

Petróleo

As cotações da commodity operam perto da estabilidade nesta quarta-feira, antes de um esperado aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, com os participantes do mercado de olho em queda nos estoques de petróleo dos EUA e nas próximas sanções europeias aos barris russos.

Os estoques de petróleo bruto dos Estados Unidos caíram cerca de 6,5 milhões de barris na semana encerrada em 28 de outubro, segundo fontes do mercado citando números do American Petroleum Institute (API).

Continua depois da publicidade

Além disso, a política de zero COVID da China tem sido um fator chave para manter os preços do petróleo sob controle, já que repetidos bloqueios desaceleraram o crescimento e reduziram a demanda por petróleo.