Bolsas europeias têm alta com recuperação de ações do BES e alta de mineradoras

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, avançou 1,33%, a 1.376 pontos, depois de fechar em queda de 0,4% na terça-feira

Reuters

Publicidade

LONDRES – As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, recuperando-se após as perdas da sessão anterior, impulsionadas pelo avanço das ações do Banco Espírito Santo (BES) e do setor de mineração.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, avançou 1,33 por cento, a 1.376 pontos, depois de fechar em queda de 0,4 por cento na terça-feira.

O papel BES, de Portugal, subiu quase 20 por cento, após atingir mínimas históricas na véspera, permitindo que o principal índice de ações da bolsa de Lisboa subisse mais de 3 por cento.

Continua depois da publicidade

Segundo operadores, o BES continua sendo pressionado pelo fato de a holding da família fundadora do banco não ter quitado empréstimo superior a 1 bilhão de dólares. Porém, alguns investidores estão começando a considerar que a ação é uma barganha nos atuais níveis.

Eles acrescentaram que o BES também está sendo beneficiado pela extensão da proibição de vendas a descoberto de papéis do banco –apostas na queda futura dos preços do papel– e por expectativas, entre investidores, de que a instituição poderia levantar mais capital se necessário.

“É uma tempestade num copo d’água. É algo que é específico a Portugal, não tem repercussões mais amplas ao longo da zona do euro”, disse o diretor administrativo do McLaren Securities, Terry Torrison, em Mônaco.

Continua depois da publicidade

O setor de mineração também teve rali, após o crescimento econômico da China superar levemente as expectativas, indicando demanda resiliente no maior consumidor de metais do mundo.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,11 por cento, a 6.784 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,44 por cento, a 9.859 pontos.

Continua depois da publicidade

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,48 por cento, a 4.369 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,17 por cento, a 21.069 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,84 por cento, a 10.668 pontos.

Continua depois da publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 3,07 por cento, a 6.299 pontos.