Bolsas europeias sobem, beneficiadas por pregão positivo de bancos e commodities

Investidores aguardam resultados corporativos; preços do petróleo e de metais sobem, e ações de mineiradoras se valorizam

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas europeias encerraram em alta nesta segunda-feira (19), puxadas pela alta no preço do barril de petróleo, que chegou a US$ 78, e pela divulgação de resultados corporativos positivos.

Segundo estimativa da Ernst & Young, a economia britânica crescerá duas vezes mais rápido do que a previsão inicial para o próximo ano. A mesma pesquisa afirma que o PIB (Produto Interno Bruto) no Reino Unido terá crescimento de 1% em 2010, ante previsão de 0,5% na análise anterior. Projeções do mercado dão conta que no terceiro trimestre o produto britânico registrará crescimento pela primeira vez em seis trimestres.

Assim como na última semana, os investidores aguardam resultados corporativos de importantes empresas, como Apple e Texas Instruments.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancos registram ganhos

Os papéis dos principais bancos iniciaram a semana em alta, com Dexia (3,88%), Societe Generale (3,23%) e BNP Paribas (1,99%) subindo na bolsa de Paris. Deutsche Bank e Commerzbank também viram suas ações avançarem, em 1,92% e 0,12%, respectivamente.

Commodities em alta

As commodities também avançaram, com a valorização dos metais ajudando as ações das principais mineradoras a fechar em alta. Anglo American (4,73%) e Xstrata (3,64%) foram respectivamente a segunda e quinta maior alta no índice FTSE 100. As ações da Antofagasta (2,35%) e da Rio Tinto (1,78%) também avançaram no pregão.

As empresas de energia encerraram com os papéis em alta, após o preço do barril de petróleo chegar a US$ 78. As ações da Royal Dutsch subiram 2,26% e as da Total 1,33%.

Continua depois da publicidade

Farmacêuticas e automobilísticas

As ações da Merck subiram 0,79% no índice DAX 30; no FTSE 100 de Londres, Astrazeneca (2,33%) e Shire (1,0%) viram suas ações se valorizarem. Em Paris, os papéis da Safoni-Aventis tiveram forte alta de 2,71%.

A montadora alemã Daimler viu suas ações dispararem 7% após declarar que o lucro e a geração de caixa no terceiro trimestre virão acima das projeções do mercado.

Cotações de fechamento

 O índice FTSE 100  da bolsa de Londres   apresentou valorização de 1,76% a 5.281 pontos, enquanto 
 o CAC 40  da bolsa de Paris  operou  em alta de 1,69% atingindo 3.892 pontos.

A Bolsa de Frankfurt, apresentou uma alta de 1,90% , atingindo 5.853 pontos. Os índices SMI e FTSE MIB também subiram no pregão, respectivamente 1,44% e 1,13%.