Bolsas europeias e futuros americanos operam em alta depois do tombo da véspera

Mas as preocupações com a recuperação da economia mundial e uma segunda onda de contaminação dos coronavírus continuam

Equipe InfoMoney

(alexsl/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Os mercados tentam recuperar o fôlego após a forte queda registrada na quinta-feira. Apesar da cautela com o ritmo de recuperação da economia global, as Bolsas europeias e os futuros americanos operam em alta nesta sexta-feira.

Em meio às preocupações com a recuperação da economia mundial e uma segunda onda de contaminação dos coronavírus, por volta das 6h20, o índice Euro Stoxx subia 1,31%, ainda muito longe de zerar as perdas do pregão anterior, quando a queda foi de 4,1%.

“Vemos alguns pontos positivos. O pior já passou, a economia está se reabrindo gradualmente. Mas também vemos riscos de uma queda”, disse, à Bloomberg, Janet Mui, diretora de investimentos da Brewin Dolphin.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos Estados Unidos, os futuros mostram também uma leve recuperação. Também por volta das 6h20, do Dow Jones sobe 2,23% e o do S&P 500, 1,73% ( (acompanhe a cobertura dos mercados no Telegram do InfoMoney).

Esses índices recuaram, na quinta-feira, 6,90% e 5,89%, respectivamente. Já o índice de ADRs das principais empresas brasileiras em Nova York teve uma desvalorização de quase 9%.

O temor dos investidores é que ocorra uma nova onda de contaminação do coronavírus no momento em que as principais economias ainda não se recuperaram das medidas de isolamento social impostas pelo vírus e que começaram a ser adotadas, em maior grau, a partir de março.

Continua depois da publicidade

Um exemplo do caminho a trilhar até uma recuperação é o PIB do Reino Unido divulgado nesta quinta-feira. A contração do PIB foi de 20,4% em abril na comparação com março, a maior já registrada no comparativo mensal.

E embora as principais economias do mundo estejam tomando medidas para flexibilizar o isolamento social, o vírus segue avançando. O novo coronavírus já contaminou 7,6 milhões de pessoas e causou 424 mil mortes em todo o mundo.

Na Ásia, o índice Sanghai SE ficou praticamente estável, com pequena variação negativa de 0,04% e o Hang Seng Index, de Hong Kong, recuou 0,73%. Já o Nikkei 225, de Tóquio, registrou variação negativa de 0,75%.

Continua depois da publicidade

Um intensivo de 4 dias para aprender a extrair o primeiro lucro na Bolsa: conheça o Do Zero ao Gain, novo curso gratuito do analista André Moraes!