Bolsas dos EUA terminam perto da estabilidade após semana tumultuada

O mercado acionário caiu após o vice-chair do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Stanley Fischer, falar à CNBC que o Fed ainda não decidiu se vai elevar os juros em setembro

Reuters

Publicidade

As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram perto da estabilidade nesta sexta-feira, após uma semana tumultuada, conforme os investidores relevaram preocupações de que uma alta de juros em setembro é mais provável do que o esperado por alguns.

O índice Dow Jones caiu 0,07 por cento, a 16.643 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,06 por cento, a 1.988 pontos. O índice Nasdaq avançou 0,32 por cento, a 4.828 pontos.

O mercado acionário caiu após o vice-chair do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Stanley Fischer, falar à CNBC que o Fed ainda não decidiu se vai elevar os juros em setembro. No entanto, o mercado se recuperou amplamente no fim da sessão.

Continua depois da publicidade

Após algumas sessões voláteis, que em determinado momento levaram o S&P 500 ao seu menor patamar desde outubro de 2014, os três principais índices acionários fecharam a semana com ganhos.

Na semana, o Dow Jones subiu 1,1 por cento, enquanto o S&P 500 acumulou ganho de 0,9 por cento e o Nasdaq avançou 2,6 por cento.

“Muitos investidores rebalancearam suas carteiras antes de entrar no fim de semana”, disse o diretor de operações e derivativos da Charles Schwab, Randy Frederick.

Continua depois da publicidade

Muitos em Wall Street têm esperado que a recente turbulência global e as preocupações sobre a economia da China poderiam levar o Fed a adiar a alta de juros. Essa expectativa tinha sido reforçada na quarta-feira por comentários do presidente do Fed de Nova York, William Dudley.

No entanto, após os comentários de Fischer nesta sexta-feira, as taxas futuras indicavam uma chance de 35 por cento de que o Fed elevará a taxa de juros em setembro, acima da proporção de 22 por cento registrada mais cedo nesta semana.