Bolsas de NY fecham em baixa, com Treasuries; Nasdaq cai 1,87% e “índice do medo” sobe 12%, no maior nível desde maio

As perdas nos mercados acionários foram generalizadas, com 10 dos 11 setores do S&P 500 em baixa

Estadão Conteúdo

(Shutterstock)

Publicidade

As bolsas de Nova York fecharam com baixas expressivas, com índice Nasdaq amargando perdas de quase 2% e o VIX saltando ao maior nível desde maio. As ações foram pressionadas pela perspectiva de política monetária restritiva por mais tempo e pela consequente escalada dos juros dos Treasuries, após dados indicarem que o mercado de trabalho americano segue forte.

O índice Dow Jones fechou em queda de 1,29%, aos 33.002,38 pontos; o S&P 500 terminou o pregão com variação negativa de 1,37%, aos 4.229,45 pontos e o Nasdaq cedeu 1,87%, aos 13.059,47 pontos.

Perto do fechamento, o índice VIX, que mede a volatilidade das bolsas e funciona como um termômetro de medo de Wall Street, subia 12,38%, aos 19,78 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O relatório Jolts revelou uma criação de postos de trabalho de 9,61 milhões nos EUA, bem acima da previsão de 8,9 milhões de analistas consultados pela FactSet. A leitura impulsionou apostas em mais uma alta de juros do Federal Reserve (Fed) até janeiro – cenário que se tornou o mais provável desde então, segundo o monitoramento do CME Group.

“A menos que o relatório do payroll venha mais fraco que o esperado, Wall Street provavelmente começará a precificar integralmente pelo menos mais um aumento das taxas do Fed antes do fim do ano”, apontou o analista da Oanda Edward Moya.

As perdas nos mercados acionários foram generalizadas, com 10 dos 11 setores do S&P 500 em baixa (exceto concessionárias, em correção após as perdas expressivas de ontem). A ação do banco gigante Goldman Sachs foi a que mais caiu no Dow Jones, com perda de 3,89%. Os pares Morgan Stanley e Bank of America tiveram quedas de 1,9%.

Continua depois da publicidade

Big Techs também tiveram um mau desempenho. Amazon caiu 3,66%, Microsoft, 2,61% e Nvidia, 2,82%. As montadoras GM, Ford e Tesla cederam 3,36%, 1,95% e 2,02%, respectivamente.