Bolsas da Europa fecham sem direção única, em compasso de espera por Fed, BoE e BCE

Cenário de espera foi o responsável pela cautela no mercado europeu, embora a Bolsa de Londres tenha conseguido manter ganhos

Estadão Conteúdo

Fachada do Banco Central Europeu (Shutterstock)
Fachada do Banco Central Europeu (Shutterstock)

Publicidade

As Bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quarta-feira, 13, revertendo ganhos da manhã, em compasso de espera pelas decisões monetárias do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nesta quarta-feira e do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), na quinta-feira.

Em Frankfurt, o índice DAX, fechou em queda de 0,15%, a 16.766,05 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,16%, a 7.531,22 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,15%, a 30.295,69 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,16%, a 10.101,70 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 avançou 0,45%, a 6.456,88 pontos. As cotações são preliminares.

Dados sinalizando fraqueza na indústria da zona do euro e do Reino Unido impulsionaram ganhos das bolsas europeias no início desta manhã, ao reforçar expectativa de que BCE e BoE mantenham juros em suas decisões monetárias nesta quinta-feira. Esta perspectiva pesou sobre os juros de bônus europeus ao longo da manhã, o que também tende a contribuir para os ativos de risco.

Continua depois da publicidade

Contudo, os índices perderam o viés positivo no início da tarde, à medida que investidores digeriam dados dos Estados Unidos e ponderavam sobre incertezas quanto aos próximos passos de política monetária pelo Fed. Em nota, o analista da ActivTrades, Ricardo Evangelista alerta que uma “postura hawkish” do BC americano na decisão desta tarde poderá pressionar ainda mais os mercados europeus, levando a maiores perdas na reabertura na quinta-feira.

O CMC Markets avalia que este cenário de espera foi o responsável pela cautela no mercado europeu, embora a Bolsa de Londres tenha conseguido manter ganhos, apoiada por outra sessão de alta robusta da AstraZeneca (+2,22%) em resposta à aquisição da Icosavax. No fechamento, o FTSE 100 tinha alta de 0,08%, a 7.548,44 pontos.