Bolsas da Ásia fecham mistas em meio a dados fracos de preços ao consumidor na China

Receio de juros elevados por mais tempo nos EUA também influenciaram no pregão

Equipe InfoMoney

Telão mostra cotação do índice Nikkei (Reuters)

Publicidade

As ações da China terminaram praticamente estáveis nesta quinta-feira, com os fortes ganhos das mineradoras de cobre compensando os dados fracos sobre os preços ao consumidor.

A China divulgou dados sobre a alta dos preços ao consumidor de março piores do que o esperado, mantendo a pressão sobre as autoridades para adotar mais estímulos, já que a demanda continua fraca. A taxa anual do CPI diminuiu para 0,1% em março, ante 0,7% em fevereiro, vindo abaixo do consenso de 0,4%.

“A China ainda enfrenta o risco de deflação, já que a demanda doméstica continua fraca”, disse Zhang Zhiwei, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

Continua depois da publicidade

As ações de Hong Kong interromperam uma sequência de três dias de ganhos, uma vez que a inflação persistente nos Estados Unidos diminuiu as expectativas de cortes em breve nos juros e pressionou Wall Street para baixo na véspera.

De forma geral, as bolsas asiáticas fecharam sem direção única, com parte delas pressionadas por temores de que os juros básicos dos EUA fiquem inalterados por mais tempo após dados da inflação americana superarem as expectativas.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com variação negativa de 0,01%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,23%. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, teve queda de 0,26%.

Continua depois da publicidade

Já o Kospi ficou perto da estabilidade em Seul, com avanço marginal de 0,06%, a 2.706,96 pontos, após a derrota do partido do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, nas eleições parlamentares de ontem, que deixaram os mercados financeiros locais fechados. Na esteira da derrota, o primeiro-ministro sul-coreano e integrantes do gabinete de Yoon renunciaram em bloco.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,35%, a 39.442 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,26%, a 17.095 pontos.

Continua depois da publicidade

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,23%, a 3.034 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,01%, a 3.504 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,07%, a 2.706 pontos.

Continua depois da publicidade

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,05%, a 20.753 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,31%, a 3.227 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,44%, a 7.813 pontos.

Continua depois da publicidade

(Com informações de Estadão Conteúdo e Reuters)