Bolsas caem à espera do relatório de emprego nos EUA; reforma tributária na Câmara e mais destaques do mercado hoje

Após aprovação do texto-base da reforma tributária em dois turnos, deputados votarão quatro destaques restantes nesta manhã de sexta-feira

Felipe Moreira

(Getty Images)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam com leve baixa, mesma direção de fechamento dos mercados nesta sexta-feira (7), com investidores à espera de mais dados do mercado de trabalho americano e as implicações para a política monetária do Federal Reserve (Fed).

Na véspera, os principais índices de NY caíram depois que dados da ADP mostraram que as empresas do setor privado criaram 497 mil empregos em junho. Esse número excedeu em muito a estimativa de 220 mil dos economistas consultados pela Dow Jones, o que gerou preocupações sobre os próximos passos do Banco Central dos EUA. O Ibovespa fechou em queda de 1,78% e o dólar subiu 1,64%.

O relatório payroll do mês de junho, a ser divulgado às 9h30, é o destaque da sessão de hoje. O consenso Refinitiv prevê que o numero de postos de trabalho fique em 225 mil, uma queda em relação ao ganho de 339 mil postos de trabalho em maio.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma tributária dos impostos sobre o consumo.

Os parlamentares agora se debruçam mais uma vez sobre a análise de destaques apresentados pelas bancadas partidárias, com sugestões para modificação da versão do texto aprovado. A sessão foi encerrada após apreciação de um deles, com expectativa de que os quatro restantes sejam apreciados na manhã desta sexta-feira (7) a partir de 10h (horário de Brasília).

1.Bolsas Mundiais

Estados Unidos

Os índices futuros dos EUA têm leve queda na manhã de sexta-feira, dando continuidade ao movimento de perdas registrados na última quinta-feira, quando a abertura de vagas de empregos privados ADP subiu bem acima da expectativa em junho, mostrando um mercado de trabalho ainda bem robusto, o que pode convencer o Federal Reserve a colocar em prática a indicação de novos aumentos de taxas este ano, como visto na ata divulgada na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Os investidores estão em alerta máximo para sinais de que o Fed endurecerá ainda mais a política monetária. Os traders agora preveem 91% de chance do Banco Central dos EUA elevar os juros em sua reunião de julho, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. As autoridades do BC indicaram em sua reunião de junho que mais dois aumentos de juros podem ocorrer em 2023.

O relatório de folha de pagamento de junho – o grande evento no radar dos investidores nesta semana encurtada pelo feriado – será divulgado às 9h30 (horário de Brasília).

O relatório assume uma importância especial para os investidores, que aguardam sinais de que os últimos 10 aumentos de juros do Fed tenham esfriado a economia.

Continua depois da publicidade

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam em baixa generalizada pelo segundo consecutivo depois que Wall Street registrou dados de emprego mais fortes do que o esperado, deixando espaço para mais aumentos de juros pelo Fed.

Já a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, está em Pequim para uma viagem de quatro dias para se encontrar com autoridades chinesas, marcando um aprofundamento do degelo nos laços entre os EUA e a China.

Continua depois da publicidade

Na frente de dados, os salários médios nominais do Japão subiram 2,5% em relação ao ano anterior no mês de maio, acima do aumento revisado de 0,8% visto no mês anterior e marcando o terceiro mês consecutivo de aceleração nos aumentos.

Dados do governo também mostraram que os ganhos mensais médios totais do Japão em todos os setores aumentaram, enquanto todos os gastos das famílias caíram 4% em relação ao ano anterior, marcando o terceiro mês consecutivo de contração.

Europa

Os mercados europeus operam sem direção única na sessão de hoje, após quedas acentuadas na sessão anterior. As ações de utilidade pública registraram as maiores perdas com uma queda de 1,5%, enquanto as ações de mineração subiram 0,7%.

Continua depois da publicidade

Dados econômicos dos EUA provocaram uma sessão sombria na véspera que mergulhou ainda mais no vermelho o Stoxx 600. O índice encerrou a sessão em queda de 2,5%. Todos os setores ficaram em território negativo, com viagens e lazer caindo 4% e as ações do varejo caindo 3,7%.

Commodities

Os preços do petróleo operam com leves ganhos e caminham para registrar altas semanais, já que os temores de taxas de juros mais altas nos EUA que poderiam diminuir a demanda por energia foram compensados ​​por sinais de oferta mais restrita após uma queda maior do que o esperado nos estoques de petróleo dos EUA.

As cotações do minério de ferro na China fecharam com forte baixa, devido a temores de mais aumentos de juros nos EUA após dados do mercado de trabalho ainda robustos da véspera.

Bitcoin

2. Agenda

A semana termina com a divulgação do payroll do mês de junho, a ser divulgado às 9h30, a previsão é que o numero de postos de trabalho fique em 225 mil, desacelerando em relação aos 339 mil de maio. A taxa de desemprego deve permanecer em 3,6%. 

Brasil

8h: Índice IGP-DI de junho

EUA

9h30: Relatório de emprego payroll de junho; consenso Refinitiv prevê a criação de 225 mil vagas de emprego

Zona do euro

13h45: Discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)

3. Noticiário econômico

Câmara aprova texto-base da reforma tributária em dois turnos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última quinta, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma tributária dos impostos sobre o consumo.

No primeiro turno, foram 382 votos favoráveis e 118 contrários, com 3 abstenções, ao substitutivo apresentado pelo relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). No segundo turno, foram 375 votos a 113, com 3 abstenções.

Os parlamentares agora se debruçam mais uma vez sobre a análise de destaques apresentados pelas bancadas partidárias, com sugestões para modificação da versão do texto aprovado. A sessão foi encerrada após apreciação de um deles, com expectativa de que os quatro restantes sejam apreciados na manhã de sexta-feira (7) a partir de 10h (horário de Brasília).

Uma vez superada esta etapa da tramitação da matéria, ela segue para o Senado Federal. Por se tratar de PEC, o texto precisa do apoio de 3/5 em todas as votações de mérito nos plenários das casas legislativas. Isso significa um mínimo de 308 votos de deputados e 49 de senadores.

4. Noticiário político

Planalto confirma troca no Ministério do Turismo

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, confirmou na noite da última quinta a saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), do comando da pasta. A mudança, que vinha sendo especulada desde o mês passado, foi selada durante uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela Carneiro, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, que é marido da ministra, além do próprio Padilha.

Ainda segundo o ministro, responsável pela articulação política do governo, o presidente Lula agradeceu Daniela pelo trabalho na pasta e também pela disposição de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, para onde ela retorna, por ter sido a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro.

O novo ministro do Turismo será o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), indicação do partido, que vinha reivindicando a pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar a saída da legenda. Uma reunião de Lula com representantes do União Brasil será marcada nesta sexta-feira (7), segundo Alexandre Padilha, que também anunciou o novo nome do primeiro escalão.

5. Radar Corporativo

Eletrobras (ELET3)

A Eletrobras (ELET3) concluiu a venda da totalidade de suas participações acionárias nas Companhias Energisa Sul-Sudeste e Energisa Mato Grosso para Rede Energia Participações e Energisa, respectivamente, pelo valor total de R$ 7 milhões.

“Esta operação tem como objetivo a redução de participações minoritárias e não estratégicas, bem como a simplificação e otimização do portfólio”, diz comunicado. Com a alienação dessas participações, a Eletrobras reduz para 20 o número de participações societárias minoritárias em empresas Coligadas e Participadas.

3R (RRRP3)

A produção média diária da 3R (RRRP3) consolidada dos nove polos somou 45.515 barris de óleo equivalente (boe) em junho de 2023, dos quais 37.667 boe/d refere-se à parcela referente à 3R.

Considerando apenas os dias operados no Polo Potiguar, ativo cuja gestão foi assumida pela companhia em 08 de junho de 2023, a produção média diária pertencente à 3R foi de 41.429 boe em junho de 2023. 

(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)