BoJ mantém taxa básica de juro e estende programa de aquisição de ativos

Compra de commercial papers e títulos privados visa aquecer mercado de crédito; política monetária inalterada na Tailândia

Publicidade

SÃO PAULO – De olho na recessão, o BoJ (Bank of Japan) manteve a taxa básica de juro em 0,1% ao ano e continuará durante três meses com seu programa de aquisição de commercial papers e títulos corporativos.

A decisão foi unanimemente tomada pelos membros da instituição monetária, que visam descongelar o mercado de crédito. No entanto, o BoJ revelou preocupação com as decorrências artificiais de suas medidas no longo prazo, bem como quanto à eficiência das mesmas..

Porta aberta

“Mesmo se estes passos não forem utilizados, o BoJ poderá deixar a porta aberta para a compra de commercial papers e títulos corporativos, caso a crise piore”, afirmou Kaoru Yosano, ministro das Finanças do Japão, em entrevista coletiva na última terça-feira (14).

Continua depois da publicidade

Além do mercado de crédito, uma projeção pessimista para o PIB (Produto Interno Bruto): o BoJ prevê que a economia japonesa terá contração de 3,4% no decorrer deste ano fiscal, a se encerrar em março próximo. A estimativa anterior indicava recuo na casa de 3,1%.

Inalterado

De modo semelhante, o banco central da Tailândia permaneceu com sua política monetária, ao manter a taxa básica de juro em 1,25% ao ano. Além disso, a autoridade monetária ressaltou que a política atual “deverá apoiar uma recuperação econômica”.