Facebook lança oficialmente a Libra, sua própria criptomoeda

Moeda digital tem parceria com gigantes como Mastercard, PayPal, Uber e Spotify e poderá ser usada pelo Messenger e WhatsApp

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook revelou nesta terça-feira (18) oficialmente sua própria criptomoeda, chamada Libra, prometendo um sistema seguro de pagamento baseado em blockchain apoiado por ativos sólidos e projetado para usuários comuns.

Com o anúncio, a rede social também apresentou uma série de grandes parceiros que farão parte do projeto, como Mastercard, PayPal, Uber e Spotify. Segundo a empresa, estes parceiros ajudarão a criar um sistema “seguro, escalável e de credibilidade confiável”.

Leia também:
– 9 perguntas e respostas sobre a Libra, a criptomoeda do Facebook

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Facebook afirmou também que a rede que sustenta a sua moeda digital será governada pela Associação Libra, uma organização independente sem fins lucrativos com sede em Genebra.

Além disso, para separar os “dados sociais e financeiros”, o Facebook vai criar uma subsidiária regulada, chamada Calibra. Esta nova companhia irá lançar sua própria wallet, que será usada para estocar a Libra e fazer pagamentos e transferências.

O Facebook afirmou que a nova criptomoeda estará disponível em 2020 em seus serviços do Messenger e WhatsApp, além de também um aplicativo independente.

Continua depois da publicidade

Este projeto teve início no ano passado, sob liderança do ex-presidente do PayPal, David Marcus. Nos últimos dias, os rumores sobre o lançamento da Libra agitou o mercado de criptomoedas, ajudando o Bitcoin e superar a marca dos US$ 9 mil, além de fazer as ações do Facebook subirem forte.

Segundo o Facebook, a Libra pode ser usada para fazer transações financeiras diárias, como pagar contas, fazer compras e pagar pelo transporte público. Vale lembrar que o Brasil não deve se enquadrar neste sistema no início e ainda não há detalhes de quais países aceitarão a Libra nesta primeira fase do projeto.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.