O que Harry Potter tem a ver com a nova criptomoeda “queridinha” do mercado

A ideia por trás desta moeda é ser algo parecido com o Bitcoin, mas com algumas alterações

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se 2018 foi um ano de cautela e desânimo com o mercado de criptomoedas, este ano começou com uma novidade que já atiçou os investidores. No último dia 15 de janeiro, foi lançado a Grin, uma moeda digital cercada por tantos mistérios quanto o Bitcoin e, por mais estranho que pareça, tem uma grande relação com Harry Potter.

A Grin não é exatamente uma novidade para quem acompanha o mercado de criptoativos, mas a mineração de seu primeiro bloco – e, portanto, o início de sua negociação – só ocorreu agora. A ideia por trás desta moeda é ser algo parecido com o Bitcoin, mas com algumas alterações, visando principalmente privacidade, fungibilidade e escalabilidade.

O hype em torno da Grin é tanto que após poucos dias de seu lançamento ela chegou a disparar mais de 100% durante um fim de semana. Mesmo passando por uma forte correção nos dias que se seguiram, ainda tem muita gente falando sobre ela – e muitos investidores animados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Seu surgimento vem de agosto de 2016, quando no grupo de bate-papo do IRC Bitcoin_wizards uma pessoa chamada Tom Elvis Jedusor surgiu com uma ideia para “melhorar a privacidade do Bitcoin”. Era criado neste momento o Mimblewimble, um novo protocolo que trazia alterações para tentar evoluir a maior criptomoeda do mundo.

Leia mais:

Além de Tom Elvis Jedusor ser um pseudônimo e ter desaparecido depois deste dia – lembrando muito a criação do Bitcoin com o até hoje desconhecido Satoshi Nakamoto -, o sobrenome, em francês significa Voldemort, o famoso vilão das histórias de Harry Potter.

Continua depois da publicidade

No mundo fantástico do bruxo mais famoso do mundo existe o nome Mimblewimble, que é uma magia de defesa apresentada pelo personagem Gilderoy Lockhart, professor de Artes das Trevas, em que a língua de seu adversário em enrolada para evitar que aquela pessoa fale alguma informação que não deveria.

A brincadeira com o nome tem relação direta com os objetivos da criação deste protocolo no mundo das criptomoedas. A ideia de Jedusor foi implementar um mecanismo para que o blockchain não entregue as informações de seus usuários.

Poucos dias após o surgimento do Mimblewimble, mais um nome anônimo e ligado ao mundo de Harry Potter, Ignotus Peverell, surgiu. Ele entrou em contato com o desenvolvedor do Bitcoin Andrew Poelstra dizendo que estava criando uma nova criptomoeda chamada Grin. Foi então que o ativo e o protocolo passaram a andar juntos.

Invista em criptomoedas com a máxima segurança e a menor taxa do mercado: abra uma conta na XDEX – é de graça!

A principal inovação da Grin é conseguir manter uma segurança muito parecida com a do Bitcoin, garantindo um maior anonimato ao usuário e ainda agilizando o processamento. Basicamente, o seu protocolo retira valores desnecessários no processo e torna tudo mais rápido.

No programa Bloco Cripto da última semana, Felipe Sant’Ana Pereira, sócio da Paradigma Capital, afirmou que o Mimblewimble torna o blockchain mais leve, escalável e privado, e que estas mudanças geraram um maior interesse dos investidores sobre a Grin (confira a entrevista no fim desta matéria).

Ele lembra ainda que a mineração desta moeda também é bastante favorável a quem usa GPU, pelo menos neste início de operação dela. Como afirma o apresentador do programa, Safiri Felix, a Grin trouxe uma “esperança” para quem usa estes equipamentos e não estava conseguindo um retorno para o investimento feito nas máquinas.

Outra grande diferença da Grin é que ela é uma moeda inflacionária e com emissão infinita. Basicamente, é emitida uma Grin por segundo, o que, segundo os especialistas, complica a aplicação deste ativo como uma reserva de valor.

Por outro lado, Sant’Ana ressalta que as próprias pessoas por trás da moeda já disseram que seu objetivo é ser um meio de pagamento. “Eu acho que é interessante, mas vamos precisar de tempo para entender o que vai acontecer […] Este desalinhamento de expectativas de discursos pode gerar grande volatilidade no futuro”, afirma.

Vale destacar, porém, que para quem quer investir, este ainda é um projeto muito novo e listado em poucas exchanges no mundo, o que torna um negócio mais arriscado e volátil. “A maneira mais legal de se ter Grin agora é minerando”, conclui Sant’Ana.

Confira a conversa na íntegra sobre Grin e Mimblewimble do último programa Bloco Cripto:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.