Maior mineradora de Bitcoin do mundo, Bitmain entra com processo de IPO

Maior companhia chinesa de produtos de mineração protocolou o pedido para ser publicamente listada Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX). Contudo, resta a dúvida sobre a sua viabilidade.

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Bitmain, maior fornecedora mundial de ASICs (tecnologia essencial para mineração de Bitcoin), protocolou oficialmente o pedido para ser listada na HKEX. Conforme noticiado pela Bitmex, atualmente, a Bitmain tem uma posição dominante em três principais áreas do mercado de mineração:

1. Design, montagem e distribuição do ASIC;
2. Operação em polos de mineração;
3. Operação em fazendas de mineração;

O que evidencia que a empresa teria tudo para continuar dominante em seu mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, depois do boom de criptoativos que ocorreu no final do ano passado, o mercado se encontra em um período de baixa que coloca em cheque a capacidade de qualquer empresa do mercado se manter rentável.

Além disso, como apontado pela Bitmex, o mercado de blockchain tem sido considerado a próxima revolução da internet, mas não é claro como isso se aplica ao mercado de ASICs/mineração e os números da Bitmain  corroboram isso: No primeiro bimestre de 2018 a receita gerada pela operação de mineração da própria Bitmain apresentou um declínio acentuado, de mais de 15,0% para menos de 6,0% da receita total.

Para reforçar as dúvidas sobre a força da Bitmain, a partir dos documentos obtidos, foi feita uma análise dos lucros e despesas e verificou-se que a empresa estaria no vermelho. Uma das possíveis causas seria o aumento precipitado da produção, durante o boom, em conjunto com o declínio nas vendas e aumento do inventário, gerando um custo duplo: menos lucro e maior despesas de armazenamento.

Continua depois da publicidade

Nesse cenário, qual serio o motivo do IPO? Um dos principais motivos seria uma indústria altamente competitiva onde muitos dos competidores da Bitmain também estão fazendo o IPO. Um segundo motivo, menos nobre, seria simplesmente a necessidade da Bitmain de gerar capital para continuar crescendo.

De qualquer modo, a Bitmain realizar o IPO vai ser um marco importante para esse mercado e com certeza vamos prestar atenção aos próximos capítulos.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!