Em mercados / bitcoin

PwC anuncia serviço de auditoria baseado em Blockchain

A PwC enxerga um enorme potencial para o uso da blockchain, desenvolvendo os recursos para auxiliar instituições financeiras, empresas de tecnologia e startups a usufruírem dessa tecnologia transformadora.

PwC
(Lukas Davidziuk / Shutterstock, Inc.)

SÃO PAULO - A PriceWaterhouseCoopers, uma das 4 gigantes de auditoria conhecidas como “Big Four”, vem dando suporte a diversos projetos envolvendo a tecnologia blockchain. Na última sexta-feira (14), a empresa anunciou um serviço de auditoria baseado em blockchain que procura encorajar as pessoas a utilizar a tecnologia ainda considerada recente, de acordo com o The Wall Street Journal.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Como mencionado em seu site, a PwC enxerga um enorme potencial para o uso da blockchain em serviços financeiros, assim desenvolvendo os recursos estratégicos e de implementação necessários para auxiliar instituições financeiras, empresas de tecnologia e startups a usufruírem dessa tecnologia transformadora.

Apoiando a Adoção da tecnologia Blockchain
A PwC acredita que, ao prover esse serviço, o público ficará cada vez mais confortável com a tecnologia.

A. Michael Smith, parceiro da PwC que supervisiona soluções internas de auditoria de tecnologia, relatou ao The Wall Street Journal que o serviço fornece uma solução onde sua validação ocorre de forma independente, assim garantido que a tecnologia esteja operando conforme o esperado.

O uso de uma blockchain permite um registro imutável das transações realizadas utilizando um livro-contábil digital. Enquanto a tecnologia vem sendo associada a criptomoedas até o presente momento, suas possibilidades vão muito além.

Ela permite uma verificação online de identidade, gestão de supply chain e auditoria para transações financeiras, dentre outras funções. No caso de auditoria para transações financeiras, a tecnologia pode assumir parte da função do próprio auditor.

A empresa reconhece os obstáculos para a adoção dessa tecnologia. Isso inclui preocupações relacionadas ao Compliance em empresas e organizações, assim como preocupações sobre gerenciamento de riscos e controles corporativos.

Embora a blockchain seja frequentemente considerada à prova de qualquer alteração em seus registros, sua adoção vem apresentando problemas semelhantes à implantação de qualquer tecnologia da informação. Vicki Huff, líder de inovação global pela PwC afirmou que muitos times de Compliance ainda não sabem o que fazer ou como se posicionar em relação a tecnologia blockchain.

A necessidade demonstrada pelos próprios clientes
Ao reconhecer tais preocupações entre seus próprios clientes que começaram a usar a tecnologia blockchain, a PwC se sentiu motivada a desenvolver sua nova solução. O serviço permitirá que os próprios usuários dentro de uma empresa visualizem, testem e monitorem transações no blockchain quase que em tempo real.

Um de seus maiores clientes é uma bolsa de valores que precisa verificar e validar o seu processo de pagamento baseado em tecnologia blockchain. Outro cliente, um fornecedor de carteiras digitais, está utilizando o produto para verificar o processamento de suas transações. Quando perguntando sobre quem seriam esses respectivos clientes, a PwC preferiu não os revelar.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights

 

Tudo sobre:  Bitcoin  

Contato