Incertezas na rede do Ethereum

Até que os desenvolvedores cheguem a um consenso sobre o futuro da rede, incertezas permanecerão, podendo causar turbulências no mercado do ativo Ether

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em 17 de Outubro de 2017 a rede do Ethereum acordou em realizar um Hard Fork em seu sistema, conhecido como Byzantium Hard Fork. A bifurcação de 2017 faz parte de uma etapa em andamento de desenvolvimento da rede conhecida por Metropolis, a qual engloba uma série de eventos que visam resolver a remuneração dos mineradores e melhorias nos métodos de desenvolvimento de Smart Contracts.

Na última sexta-feira, dia 24 de agosto, ocorreu um “Live Stream” no YouTube reunindo alguns dos maiores desenvolvedores de Solidity, a linguagem em que a rede Ethereum é baseada, para discutir os eventos futuros da plataforma distribuída de contratos inteligentes. Hudson Jameson, um integrante da Ethereum Foundation, liderou o time dos desenvolvedores de núcleo do Ethereum em uma discussão sobre a segunda etapa do Metropolis, o Constantinople, mais um possível Hard Fork que está previsto para 30 de outubro de 2018.

Dentre os assuntos retratados na conversa, o tópico que gerou mais interesse entre os desenvolvedores foi a “bomba de dificuldade” e seu impacto na redução e manutenção das recompensas por bloco. Até o momento existem 3 propostas para modificação em relação a remuneração dos mineradores: (i) O EIP-858 que pretende reduzir as recompensas de 3 ETH para 1 ETH por bloco; (ii) O EIP-1234, que anuncia a intenção de reduzir a recompensa de bloco para 2 ETH; (iii) EIP-1295 que manteria as recompensas em 3 ETH por bloco, mas afetaria outros fatores como a “prova-de-trabalho” (Proof-Of-Work), que é a estrutura de incentivos necessária para a remuneração.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A fim de determinar o cenário preferível, os desenvolvedores abriram a discussão para os membros participantes da comunidade, gerando ainda mais incerteza sobre o futuro do sistema. Os integrantes da comunidade apontaram críticas em relação aos mineradores do tipo ASIC, que dominam o poder computacional atual da rede, e aos impactos ambientais causados pelo consumo de energia focado na sustentação da rede Ethereum.

Ao final da reunião, os participantes da discussão não chegaram a um ponto em comum e decidiram realizar uma nova reunião agendada para a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto. Até que os desenvolvedores cheguem a um consenso sobre o futuro da rede, incertezas permanecerão, podendo causar turbulências no mercado do ativo Ether.